Laser mapping para medir lixo marinho é uma ideia portuguesa

Uma sartup portuguesa, a 3D Modelling Studio, lançou o sistema Clever-Volume, que já venceu a competição tecnológica SmartCatalonia Challenge

Laser mapping para medir lixo marinho é uma ideia portuguesa

A publicação internacional ZDNet dá a conhecer o sistema português, baseado em laser mapping, que é capaz de ajudar a mitigar o problema do lixo marinho.

A Organização Internacional Marítima e a Convenção Para a Prevenção de Poluição de Veículos Marítimos – esta última conhecida por Marpol – têm regulação e limitam o lixo marítimo permitido a nível global, mas essas regras, incluindo a obrigatoriedade de manter lixo a bordo até esses resíduos poderem ser evacuados nas infraestruturas portuárias próprias, podem não estar a ser cumpridas e o volume de lixo colocado nos contentores próprios é difícil de medir com precisão.

A startup portuguesa 3D Modelling Studio e o seu sistema Clever-Volume prometem conseguir controlar o cumprimento das regras da Marpol. Na União Europeia, desde 2018 que as regras comunitárias estão alinhadas com essa convenção.

A startup propõe calcular automaticamente e de forma remota os volumes de lixo sólido dos contentores, através do sistema Clever-Volume, que comunica às autoridades marítimas se o volume de lixo que os navios querem evacuar corresponde ao recebido pelos agentes da Marpol nos cais. A solução é baseada na tecnologia LiDAR, que funciona através de laser mapping.

O início do projeto tem lugar no porto de Barcelona, ainda em fase de testes. A aplicação continua a ser desenvolvida, e vem aí uma versão 2.0, que propõe aumentar a complexidade e detalhe na deteção de imagens.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.