Branded Content

4 razões para implementar planos de sustentabilidade no setor de data centers

A procura pelo digital está a crescer e queremos tudo mais rápido e sem interrupções. Como os Data Centers (DC) consomem 1-2% da energia total, a eficiência é o primeiro passo para a sustentabilidade

4 razões para implementar planos de sustentabilidade no setor de data centers

Há vários anos que este setor se foca na eficiência energética e muitas empresas utilizam os termos “eficiência” e “sustentabilidade como sinónimos, mas, segundo a ONU, a sustentabilidade é “atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades”. Assim, e tendo em conta os desafios da nossa indústria, devemos fazer melhor do que apenas “usar menos”.

Eis os quatro principais motivos pelos quais o setor dos Data Centers deve priorizar a sustentabilidade:

1. Exigências dos Inquilinos de Colocation

A primeira prioridade deve ser entender as necessidades presentes e futuras dos clientes. Os inquilinos de colocation estão a exigir compromissos de sustentabilidade nos seus contratos. À medida que as empresas ocupam espaço em instalações e assumem compromissos públicos de emissões líquidas zero, devem reportar as emissões de Alcance 3, que são as dos seus fornecedores – incluindo os de serviços de colocation. Os operadores de Data Centers podem exigir que os seus fornecedores partilhem Divulgações Ambientais de Produto de Tipo III, que documentam a pegada de carbono dos produtos. Os inquilinos procuram ainda fornecedores que estão a reduzir as suas emissões de GEE de Alcance 1 e 2 através de Contratos de Compra de Energia (PPA) para energias renováveis e fontes de combustível alternativas. Também os programas de economia circular, como a reciclagem de peças e baterias, são atraentes para garantir a redução do desperdício e a reutilização de materiais. Medir e reportar as emissões ajuda a garantir uma responsabilização mútua dentro do ecossistema, e a busca de novas oportunidades de sustentabilidade.

2. Regulamentações governamentais

As agências governamentais estão de olho no setor de DC há anos, devido à utilização de produtos químicos (como os líquidos de refrigeração) em equipamentos AVAC, o hexafluoreto de enxofre (SF6) e a gestão da construção e da utilização de recursos. É benéfico para os operadores de DC entender o impacto ambiental destes elementos e incluir ações apropriadas nos planos de sustentabilidade. O SF6 é um gás artificial que é utilizado há décadas em aparelhagem de média tensão em Data Centers e outras aplicações. As suas propriedades tornam-no muito adequado para a interrupção e isolamento da corrente elétrica, mas, infelizmente, tem um impacto significativo no aquecimento global – é o mais potente dos GEE e estima-se que permaneça na atmosfera durante 3.200 anos. Os governos têm tomado medidas para reduzir a implementação de equipamentos que o utilizam, levando as empresas a desenvolver alternativas sem SF6. É provável que esta tendência progrida, à medida que mais governos emitem recomendações de sustentabilidade, que podem até vir a tornar-se obrigatórias.

3. Valor de Negócio

Sem dúvida, ter um plano de ação de sustentabilidade robusto em vigor é uma vantagem competitiva, e deve ser parte da estratégia de marketing de uma empresa. Porém, o valor comercial da sustentabilidade vai muito além disso: a alta resiliência permite aos proprietários desfrutar de um sono descansado, sem medo dos períodos de inatividade. As soluções inovadoras, mais eficientes e sustentáveis de hoje também podem melhorar o desempenho dos DC.

4. Investimento em ESG

O motivo final para priorizar a sustentabilidade deve-se ao facto de cada vez mais fundos de investimento estarem disponíveis para as empresas que estão a reduzir o seu impacto ambiental e a tornar claros os seus compromissos ESG. A maioria das empresas públicas está já a publicar relatórios de sustentabilidade e a adotar compromissos na sua estrutura de governance. O financiamento está disponível através de títulos ou, no caso de algumas agências governamentais, sob a forma de empréstimos, doações e outros, para projetos que reduzam a pegada de carbono ou aumentem a eficiência energética.

Por tudo isto, a sustentabilidade é mais do que “usar menos” ou fazer o bem, pois neste momento é absolutamente fundamental enfrentar o maior desafio do nosso século: a emergência climática. Assim sendo, ela é, mais que nunca, um imperativo para os operadores de DC que desejam superar a concorrência.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Schneider Electric

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.