UE vai discutir cibersegurança em Bruxelas

Os líderes dos países-membros da União Europeia estão prontos a reunir para delinear uma abordagem comum face a ameaças e ciberataques

UE vai discutir cibersegurança em Bruxelas

A ideia é proteger as redes do bloco europeu através de uma estratégia comum. Depois de se tornarem mediáticos incidentes com a Rússia e China, os líderes europeus devem iniciar uma conversa que, além de resolução e mitigação de ataques, passará pelas escutas telefónicas e falhas de comunicação no que toca à divulgação desses ataques.

O incidente na Rússia, por exemplo, foi desconhecido internamente por vários países da UE até há pouco tempo, embora tivesse sido identificado em abril deste ano. Tratou-se de um ataque à missão da União Europeia na Rússia, que aconteceu em 2017. O objetivo é, entre outros, combater-se esta desinformação.

Países como a Letónia, França ou Reino Unido têm planos específicos que deverão propôr aos restantes estados membros. O Financial Times aponta que as ideias da Letónia passam por uma melhor contra-inteligência e “infra-estrutura segura, salas de reunião e meios de comunicação dentro e entre instituições da UE”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.