Três quartos das empresas europeias não utilizam ferramentas de segurança para documentos

Os dados constam de um estudo da IDC, patrocinado pela OKI Europe, que apurou também que a força de trabalho móvel ameaça a segurança de três em cada quatro empresas europeias.

Três quartos das empresas europeias não utilizam ferramentas de segurança para documentos

As empresas têm uma necessidade crítica de acesso seguro às informações a qualquer hora e em qualquer lugar, para conseguirem manter e aumentar a produtividade no local de trabalho.

No entanto, segundo o mesmo estudo, três quartos das PME não utilizam qualquer ferramenta de segurança de gestão documental, ficando potencialmente expostas a vírus e outras ameaças de segurança.

O white paper, desenvolvido por Jacqui Hendriks, diretora da divisão de investigação e consultoria dos European Managed Print Services and Document Solutions da IDC, intitula-se "Os processos empresariais estão a inibir as suas oportunidades de mercado? Impressão económica e gestão de documentos através de MFP inteligentes" e confirma que a crescente força de trabalho móvel e a alteração dos padrões de trabalho dos funcionários estão a ter um impacto transformacional na impressão e gestão de documentos.

A IDC alerta que as empresas precisam de prestar mais atenção ao acesso e à segurança dos dados, tendo em conta a crescente mobilidade dos colaboradores. A consultora prevê, aliás, que até 2018 cerca de 75 por cento da força de trabalho desempenhe as suas funções a partir de dispositivos móveis, fora do escritório.

"A crescente força de trabalho móvel e a procura de trabalho «a qualquer hora, em qualquer local» tem tido um impacto profundo nas empresas de hoje", afirma Terry Kawashima, diretor-geral da OKI Europe Ltd. "Como resposta, as empresas precisam de manter os funcionários produtivos, através da introdução de fluxos de trabalho digitalizados mais eficientes e da implementação de controlos para proteger dados confidenciais. Como o White Paper da IDC destaca, há uma clara e urgente necessidade de equipamentos que ajudem a proteger contra ameaças externas, com impressão segura a partir de dispositivos móveis."

A OKI Europe endereça estas necessidades com um portefólio de MFPs Smart preparados para impressão móvel e que incluem um conjunto de funções para controlo da segurança, nomeadamente ferramentas de autenticação, para controlar o acesso a informações confidenciais, definição de acessos e permissões.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.