Transportes públicos de São Francisco alvo de ransomware

O sistema de transportes públicos de São Francisco, Muni, foi vítima de ransomware, com os hackers a exigirem um resgate superior a 70 mil dólares

Transportes públicos de São Francisco alvo de ransomware

Com mais de duas mil bilheteiras hackeadas desde sexta-feira, dia 25, os utilizadores depararam-se com máquinas fora de funcionamento e com uma mensagem onde foi possível ler “You Hacked, ALL Data Encrypted. Contact For Key(cryptom27@yandex.com)ID:681, Enter”.

Ainda sob investigação, o ataque não afetou o funcionamento dos comboios nem do trânsito da cidade, mas envolveu especificamente as bilheteiras e terminais onde é possível adquirir os títulos de transporte.

Acredita-se que o malware que deixou o sistema de transportes públicos de São Francisco em baixo seja uma variante do HDDCryptor, que utiliza ferramentas comerciais para encriptar hard drives e redes compartilhadas. Os autores do ransomware pediram o resgate de 100 Bitcoins, o equivalente a 70 mil dólares (cerca de 66 mil euros), para colocarem novamente em funcionamento os terminais.

As bilheteiras voltaram ao funcionamento normal ainda no domingo, no entanto ainda se desconhece se o malware terá sido extinto.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.