S21Sec lança relatório das ameaças do segundo semestre de 2019

A S21Sec publicou o relatório "Threat Intelligence Landscape" dedicado ao segundo semestre de 2019. Foi registado um crescimento de ataques a dispositivos IoT

S21Sec lança relatório das ameaças do segundo semestre de 2019

A S21Sec publicou um relatório que analisa a evolução do cibercrime durante o segundo semestre de 2019. Com o título “Threat Intelligence Landscape Report- Second Semester 2019”, o relatório demonstra sobretudo a crescente aposta dos cibercriminosos nos ataques a dispositivos IoT e o crescimento dos ataques de ransomware durante este período.

De acordo com os dados do relatório, durante o ano de 2019 foram publicadas 17.314 vulnerabilidades, das quais 15.830 foram consideradas de nível crítico a elevado na escala de avaliação da framework NIST (National Institute of Standards and Technology).

O relatório destaca o que é chamado a "Triple Threat" (Emotet-Trickbot-Ryuk), uma vaga de ameaças que afetou empresas de diversos setores e em várias geografias. Chama-lhe triple threat, pois vários meses após uma infeção pelo Emotet e a implementação subsequente do Trickbot, foi detetado que, em alguns casos, os atacantes instalam o malware Ryuk na máquina infetada, paralisando a atividade das organizações em troca de um resgate.

Destaca-se também o aumento do número de ataques a dispositivos IoT, onde foram detetadas vulnerabilidades que permitem ao atacante espiar a atividade do utilizador e aceder às gravações do conteúdo ou o uso de lasers que simulam sinais de áudio para dar instruções a estes dispositivos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.