Branded Content

Rumo à segurança de IoT

O ano de 2020 foi profundamente marcado pela situação pandémica e pelo seu consequente impacto na continuidade dos negócios, e nos ambientes de segurança das organizações. Este cenário, combinado com diversos avanços tecnológicos sugere algumas tendências de segurança, que esperamos ver refletidas nos próximos 24 meses

Rumo à segurança de IoT

À medida que as organizações abraçam o IoT por questões de eficiência e evolução dos próprios negócios, é crucial que haja uma consideração abrangente de todas as implicações de segurança.

É por isso expectável que a relação da Segurança com o IoT seja cada vez mais indissociável e que estas três trends que apresentamos de seguida, venham para ficar:

# 1: Proteção da tecnologia operacional (OT)

O nível de risco cibernético em ambientes industriais vai continuar a crescer, fazendo com que os diferentes departamentos e responsáveis tomem medidas mais avançadas, de modo a proteger a rede operacional (OT). Será necessário ter uma postura mais ousada para as novas ameaças, pois será imperativa a validação da existência de backdoors, ou outro tipo de vulnerabilidades. O fornecimento de acessos remotos para a atualização de sistemas, máquinas e dispositivos ou outras operações, deverão ser considerados numa nova estratégia. O sucesso das boas práticas e melhoria da proteção das redes operacionais só vai funcionar em harmonia com a rede IT.

Qual será o resultado esperado?

As empresas vão necessitar de soluções que por um lado aumentem a proteção, e por outro reduzam o risco associado, tendo ao mesmo tempo de responder às necessidades das redes IT e OT onde a visibilidade terá um papel preponderante.

# 2: Operações remotas

Com o aumento da necessidade de resiliência operacional, torna-se imperativa a implementação de operações remotas e autónomas. As mudanças que surgiram em 2020 estão a levar as organizações a utilizarem cada vez mais tecnologias IoT com vista à resiliência operacional. Afinal, os elementos que compõem o IoT ajudam a manter uma empresa em funcionamento quando as pessoas não estão presentes, ao mesmo tempo que ajudam a melhorar a segurança e a eficiência, evitando visitas desnecessárias aos diferentes locais e reduzindo a movimentação dos colaboradores às instalações.

Veremos de 2021 em diante mais implementações destinadas a operações remotas sofisticadas, que vão incluir controlos operacionais autónomos para partes de um processo operacional. Todos os novos use cases vão carecer de dados instantâneos e de forma massiva, exigindo uma rede que possa não só suportar essa quantidade de dados, mas ainda entregar a velocidade necessária para análise.

A classe de rede industrial deverá: fornecer maior largura de banda; latências próximas a zero; suportar computação avançada; dotar- se de segurança e escala para se adaptar rapidamente (garantindo a operacionalidade do negócio).

# 3: Gestão tecnológica de acesso múltiplo

As organizações vão operar tecnologias de acesso múltiplo para obter agilidade e flexibilidade operacional. Embora a Ethernet sempre tenha sido a base para a conectividade em espaços IoT industriais, essa conectividade está a ser expandida rapidamente para o wireless. A tecnologia sem fios fornece versatilidade para atualizar, implementar e reconfigurar a rede com menos tempo de inatividade. As tecnologias wireless mais recentes, como o Wi-Fi 6 e LoRaWAN, também potenciam use cases que não eram possíveis no passado (ou possíveis apenas com conectividade com fio). Conforme as organizações expandem as suas implementações de IoT, a necessidade de gerir várias tecnologias de acesso vai aumentar.

A confiança no IoT, através da segurança

A confiança é absolutamente essencial, não apenas para que os processos de transformação digital possam ter êxito e ser otimizados, mas também para retirar o máximo partido das tecnologias de IoT.

A Cilnet a Logicalis Company disponibiliza soluções que ajudam as organizações a melhorar a conectividade, a obter melhores insights e a potenciar os seus serviços, de forma segura.

Para mais informações e para saber como podemos ajudar a sua organização, fale com o nosso especialista: david.santos@cilnet.pt

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Cilnet a Logicalis Company

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 32 Julho 2021

IT INSIGHT Nº 32 Julho 2021

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.