Ransomware duplicou durante este ano

Os ataques de ransomware continuam a crescer e as novas técnicas de ataques levaram a que as campanhas se tornem mais lucrativas do que antes

Ransomware duplicou durante este ano

O WannaCry e o NotPetya colocaram a palavra ‘ransomware’ na ordem do dia. Desde então, este tipo de ataques não tem vindo a diminuir; bem pelo contrário.

O mais recente relatório da McAfee Labs relativamente a ameaças observa um aumento de 118% nos ataques de ransomware no primeiro trimestre deste ano apenas.

"Após uma diminuição periódica de novas famílias e desenvolvimentos no final de 2018, o primeiro trimestre de 2019 foi novamente voltado para ransomware, com inovações de código e uma nova abordagem muito mais direcionada", disse Christiaan Beek, cientista principal e principal diretor engenheiro da McAfee.

Embora exista uma grande quantidade de diferentes tipos de ransomware, os investigadores da McAfee apontam para três famílias em particular que foram as mais prolíficas: Dharma, Ryuk e GandCrab.

O Dharma surgiu pela primeira vez em 2016 como uma variante do Crysis ransomware, mas tornou-se numa das formas mais potentes de ransomware por si só. Os autores do Dharma lançam regularmente novas atualizações para o seu produto, de forma a garantir que não possa ser descriptografado.

O ransomware Ryuk também se tornou num problema significativo, sendo o responsável por trancar organizações inteiras e exigir centenas de milhares de dólares em bitcoin para descriptografar os arquivos.

Já o GandCrab surgiu pela primeira vez em 2018 e permaneceu popular em 2019. Descrito pela Europol como "uma das formas mais agressivas de ransomware", o GandCrab é utilizado como um ‘modelo de afiliado’, ou seja, os seus autores alugam o ransomware em troca de uma redução nos lucros.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.