Quanto pode custar um ataque de cryptomalware a uma PME?

A Kaspersky fez as contas: em média, 90 mil euros. Esta é uma das conclusões do estudo "Riscos de Segurança em Empresas de TI 2016".

Quanto pode custar um ataque de cryptomalware a uma PME?

Apesar dos hackers não assegurarem devolução da informação roubada, 34% das empresas inquiridas admitem que pagariam para os ter de volta.

Ainda segundo o estudo, mais de 30% dos representantes de pequenas e médias empresas reportaram a perda de quantidades significativas de informação devido ao cryptomalware.

A forma de avaliar o prejuízo final causado por esta ameaça resulta da combinação de vários fatores: a suspensão total ou parcial de operações (processos internos da empresa, transações financeiras, etc.), a perda de informação valiosa (documentos financeiros ou sobre projetos, bases de dados de parceiros ou clientes, etc.) e os riscos de reputação, entre outros.

Além disso, deve ter-se também em conta o prejuízo referente ao resgate e às perdas associadas. A quantidade de perdas relacionadas é, em grande parte, afetada pelas falhas no sistema de prevenção dos funcionários de TI (sistemas mal administrados; backups ultrapassados ou em falta; passwords inseguras/falíveis; atualização irregular de software, etc.).

"Quase um terço das PMEs ainda acredita que pagar o resgate é a melhor forma de recuperar os seus dados", comenta Alfonso Ramírez, director-geral da Kasperksy Lab Iberia. "Mas a verdade é que os danos totais acabam por ser bem maiores e não há garantia de que a informação em causa seja devolvida. Uma vez que os hackers estão a canalizar esforços para fazer dinheiro através do cryptomalware, as pequenas e médias empresas devem implementar medidas preventivas para minimizar o risco de serem vítimas".

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.