Proteção de dados e segurança da informação marcam estreia de tratado de direito da moda

Foi assinado aquele que é considerado como o primeiro tratado de direito da moda escrito e publicado em língua portuguesa e são abordados tópicos atuais e emergentes das áreas tecnológicas aplicados ao setor em questão

Proteção de dados e segurança da informação marcam estreia de tratado de direito da moda

A DPO Consulting anunciou a sua participação no “Fashion Law – Direito da Moda”, considerado o primeiro Tratado de Direito da Moda escrito e publicado em língua portuguesa. O capítulo “Fashion Law, Privacidade e Proteção de Dados” aborda tópicos atuais e emergentes na área aplicados ao setor.

Da autoria de Elsa Veloso, advogada e CEO da DPO Consulting, e David Barata, Senior Legal Consultant na DPO Consulting, o capítulo “Fashion Law, Privacidade e Proteção de Dados” discorre sobre a Segurança da Informação e a Privacidade e Proteção de Dados aplicados à indústria da Moda. Entre os subtemas tratados destaca-se, por exemplo, o Profiling, que assume um papel cada vez mais crucial no setor, ao permitir o entendimento dos hábitos e preferências dos consumidores com base nos seus dados e informações pessoais.

A criação de Lojas Inteligentes e Web Based têm, por outro lado, levado à integração de tecnologias como a inteligência artificial, com a integração de robôs para acompanhamento do processo e experiência de compra em loja. A personalização desta assistência implica a criação de uma base de dados sobre cada cliente. Já as etiquetas RFID, utilizadas no controlo de stock e prevenção de furtos, permitem apurar a localização geográfica, hábitos quotidianos e histórico de consumo dos titulares. Estas e outras tendências no setor carecem de conhecimento e medidas especializadas a cumprir para a garantia correta gestão da Privacidade e Proteção de Dados.

Foi uma honra aceitar o convite de João Fraga de Castro para participar neste primeiro tratado da Moda em língua portuguesa e abordar os hot topics da privacidade e proteção de dados e da segurança de informação. Esta é uma área que cresce a par e passo com a incorporação de novas tendências e tecnologias no setor e, pelo quadro legal e implicações reputacionais que representa, é um tema incontornável e obrigatório para todas as empresas e profissionais”, declara Elsa Veloso, advogada e CEO da DPO Consulting.

A par com a Privacidade e Proteção de Dados, são contemplados temas como a Fiscalidade, Contratos, PI, Publicidade, Marketing, Plataformas digitais, Meios de Pagamento, passando pela Contrafação, Pirataria, Direito do Trabalho ou Crowdfunding. O livro encontra-se já disponível para compra na Amazon e, até ao final do presente mês, chegará em formato físico a uma rede de lojas selecionadas.

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