Proteção de dados e segurança da informação marcam estreia de tratado de direito da moda

Foi assinado aquele que é considerado como o primeiro tratado de direito da moda escrito e publicado em língua portuguesa e são abordados tópicos atuais e emergentes das áreas tecnológicas aplicados ao setor em questão

Proteção de dados e segurança da informação marcam estreia de tratado de direito da moda

A DPO Consulting anunciou a sua participação no “Fashion Law – Direito da Moda”, considerado o primeiro Tratado de Direito da Moda escrito e publicado em língua portuguesa. O capítulo “Fashion Law, Privacidade e Proteção de Dados” aborda tópicos atuais e emergentes na área aplicados ao setor.

Da autoria de Elsa Veloso, advogada e CEO da DPO Consulting, e David Barata, Senior Legal Consultant na DPO Consulting, o capítulo “Fashion Law, Privacidade e Proteção de Dados” discorre sobre a Segurança da Informação e a Privacidade e Proteção de Dados aplicados à indústria da Moda. Entre os subtemas tratados destaca-se, por exemplo, o Profiling, que assume um papel cada vez mais crucial no setor, ao permitir o entendimento dos hábitos e preferências dos consumidores com base nos seus dados e informações pessoais.

A criação de Lojas Inteligentes e Web Based têm, por outro lado, levado à integração de tecnologias como a inteligência artificial, com a integração de robôs para acompanhamento do processo e experiência de compra em loja. A personalização desta assistência implica a criação de uma base de dados sobre cada cliente. Já as etiquetas RFID, utilizadas no controlo de stock e prevenção de furtos, permitem apurar a localização geográfica, hábitos quotidianos e histórico de consumo dos titulares. Estas e outras tendências no setor carecem de conhecimento e medidas especializadas a cumprir para a garantia correta gestão da Privacidade e Proteção de Dados.

Foi uma honra aceitar o convite de João Fraga de Castro para participar neste primeiro tratado da Moda em língua portuguesa e abordar os hot topics da privacidade e proteção de dados e da segurança de informação. Esta é uma área que cresce a par e passo com a incorporação de novas tendências e tecnologias no setor e, pelo quadro legal e implicações reputacionais que representa, é um tema incontornável e obrigatório para todas as empresas e profissionais”, declara Elsa Veloso, advogada e CEO da DPO Consulting.

A par com a Privacidade e Proteção de Dados, são contemplados temas como a Fiscalidade, Contratos, PI, Publicidade, Marketing, Plataformas digitais, Meios de Pagamento, passando pela Contrafação, Pirataria, Direito do Trabalho ou Crowdfunding. O livro encontra-se já disponível para compra na Amazon e, até ao final do presente mês, chegará em formato físico a uma rede de lojas selecionadas.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.