Pagamentos de ransomware estão a descer

Há cada vez mais vítimas que decidem não pagar os resgates de ransomware e, assim, o valor dos pagamentos estão a descer

Pagamentos de ransomware estão a descer

De acordo com a empresa de cibersegurança Coveware, o pagamento médio por resgate pago depois de um ataque de ransomware descreceu no último trimestre de 2020, passando de 233.817 para 154.108 dólares.

A Coveware atribui a diminuição do valor médio ao facto de as vítimas optarem por não irem de encontros aos pedidos de pagamento em bitcoin para receberem a chave de desencriptação que os cibercriminosos afirmam que vai restaurar o dispositivo.

Ainda que seja positivo que uma grande percentagem de vítimas estejam a decidir não pagar aos cibercriminosos, ainda existe um largo número de organizações que o fazem, o que leva a que o ransomware continue a ser bem sucedido, mesmo que quem leva a cabo estas campanhas possa estar a receber menos dinheiro.

O crescimento no número de organizações que escolhem não pagar os resgates levou a que as táticas tenham mudado, com cada vez mais ataques de ransomware a terem como desfecho a publicação dos dados roubados caso a vítima não pague.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.