Branded Content

Os negócios da próxima geração exigem uma rede orientada a segurança

As redes de hoje estão distribuídas por tantos dispositivos e ambientes, que a noção de perímetro foi praticamente abandonada

Os negócios da próxima geração exigem uma rede orientada a segurança

Essa transição foi, em grande parte, o resultado de um modelo de negócios baseado em aplicações. Os utilizadores – funcionários e consumidores – exigem acesso imediato e fiável a aplicações essenciais e serviços de streaming a qualquer momento, em qualquer lugar, em qualquer dispositivo.

A maioria das organizações transformou as suas redes num conjunto de edges: Além da LAN edge, há a nova WAN edge, a multicloud, a do data center distribuído, a móvel e, mais recentemente, devido à rápida adoção do teletrabalho, um grande aumento das edges nas residências. E a computação multi-edge (MEC) – uma arquitetura de IT aberta e distribuída que apresenta poder de processamento descentralizado e uma plataforma de rede virtualizada – está ao virar da esquina. Alimentado por dispositivos e infraestrutura preparados para 5G, o MEC aproveita as tecnologias de computação móvel e Internet of Things (IoT) para processar dados localmente, em vez de serem transmitidos para um data center.

Este nível de inovação transformou as redes de uma forma tão completa e rápida que as ferramentas de segurança tradicionais não são capazes de fornecer a segurança consistente que as redes exigem. As soluções de segurança tradicionais, geralmente implementadas após a instalação de uma rede, foram desenvolvidas para proteger perímetros fixos e monitorizar níveis previsíveis de tráfego e fluxos entre servidores e dispositivos de rede.

Esses dias acabaram. A coleção atual de ambientes de edge está num estado de fluxo constante. Não estão apenas a adicionar e a descartar continuamente dispositivos físicos e virtuais, mas também criam redes temporárias e ajustam-se constantemente. E à medida que o Big Data, arquiteturas de Hiper escala, SD-WAN, 5G, redes Edge e sistemas inteligentes (carros, cidades e infraestruturas) se tornarem comuns, essas redes vão ser forçadas a mudar ainda mais. A geração atual de soluções de segurança implementadas simplesmente não consegue acompanhar.

As redes orientadas a segurança são desenhadas para os negócios digitais atuais

Felizmente, existe uma nova geração de segurança desenhada para os ambientes atuais complexos, distribuídos e dinâmicos. Tudo começa com a rede orientada à segurança, uma abordagem que integra totalmente a infraestrutura de rede e a arquitetura de segurança de uma organização numa única solução, essencial para defender com eficácia os ambientes altamente dinâmicos de hoje.

Três etapas críticas para implementar uma rede orientada a segurança:

PDIO seguro: uma estratégia de rede orientada à segurança deve fazer parte de todo o ciclo de vida do planeamento, design, implementação e otimização da rede, mas começa na fase de planeamento, antes que haja decisão sobre que novas infraestruturas, aplicações e dispositivos vão ser necessários.

Controlo de acesso e segmentação: quando novos dispositivos são adicionados à rede, o sistema de segurança integrado precisa identificá-los automaticamente e aplicar regras antes de conceder acesso aos recursos da rede. Isso inclui a atribuição automática de dispositivos a segmentos de rede protegidos que foram melhorados com autenticação para maior controlo. Esses segmentos de rede são monitorizados pela estrutura de segurança para evitar comportamentos não autorizados, inspecionar aplicações e proteger workflows.

Proteção consistente em todos os lugares: os dados nunca ficam num só lugar. Eles são partilhados, comparados, extraídos e processados. A rede orientada à segurança protege continuamente os dados, aplicações e workflows por meio da implementação de um único Security Fabric integrado, garantindo segurança ao longo de todo o caminho.

Inovação digital exige rede orientada à segurança

A rede orientada à segurança é um próximo passo essencial para proteger as atuais infraestruturas digitais dinâmicas e em evolução. As plataformas de segurança integradas numa estrutura de segurança unificada e criadas na infraestrutura de rede permitem que as organizações adotem a inovação digital e expandam a sua pegada digital sem expor recursos críticos a novos riscos agravados pela perda de visibilidade e controlo. A rede orientada à segurança foi desenvolvida para expandir e adaptar-se em sincronia com a rede, fornecendo proteções e controlos flexíveis que os negócios digitais de hoje exigem.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Fortinet

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.