ObserveIT ajuda a prevenir ameaças de segurança interna

A Ajoomal anuncia o lançamento em Portugal do software de monitorização da atividade de utilizadores. Este software tem ajudado empresas como, Coca-Cola, ING e T-Mobile a monitorizar e gravar as ações dos utilizadores, alertar sobre comportamentos suspeitos e a oferecer análises de utilização.

ObserveIT ajuda a prevenir ameaças de segurança interna

A Ajoomal , o distribuidor informático de valor acrescentado, anuncia a comercialização em Portugal de ObserveIT, a empresa de software de monitorização da atividade de utilizadores. 

Fundada em 2006, a ObserveIT é especializada no fornecimento de software de monitorização da atividade de utilizadores, detetando e alertando sobre comportamentos suspeitos com o objetivo de prevenir que riscos internos se convertam em ameaças. ObserveIT tem mais de 1200 clientes em 70 países incluindo referências como Coca-cola, ING, T-Mobile, Orange e Xerox.

A ameaça interna nunca foi tão evidente. Dois em três incidentes de segurança ocorrem em utilizadores legítimos com acesso aos sistemas. Por negligência, por utilização maliciosa ou credenciais comprometidas, os utilizadores são a maior fonte de risco para a perda de informação, fraude e roubo de propriedade intelectual.
ObserveIT oferece uma solução global para abrandar o risco de ameaças internas entre utilizadores privilegiados, fornecedores e funcionários. Estima-se que com o decorrer dos tempos o fator humano tenha sido a maior ameaça para as organizações. Na verdade, 84% de todos os incidentes de segurança deriva de ameaças baseadas em utilizadores e implica o roubo ou uso incorreto de informação a partir de contas validadas, segundo o relatório de Fevereiro de 2014 IBM/Ponemon Cost of Data Breach Report.

Existe a necessidade por parte do administrador em aceder de forma simplificada à visibilidade da atividade desenvolvida pelo utilizador a partir do momento em que este faz o login, de modo a prevenir este tipo de ameaças, cujo impacto no negócio está estimado em milhões de euros e numa falta de confiança e credibilidade irreparáveis.
Neste sentido, a Ajoomal Asociados incorpora a solução de ObserveIT no seu portfolio. ObserveIT monitoriza todas as atividades que o utilizador realiza dentro da empresa e mostra claramente quando é que os utilizadores colocam em risco o negócio. Para gravar e monitorizar a atividade do utilizador a nível de aplicação, ObserveIT está posicionado de forma excecional para diferenciar um comportamento inapropriado na atividade habitual do utilizador. Qualifica o risco, elege os utilizadores de maior risco e mostra um perfil de risco baseado em comportamentos anteriores, uso que foi feito na aplicação e alertas de atividade. As gravações de sessões em tempo real, históricos e registos da atividade do utilizador facilitam a investigação de comportamentos de risco e determinam as intenções ou negligências do mesmo. Além das ameaças internas procedentes da exposição de informação confidencial, roubo de IPs ou disponibilidade do sistema em bloquear atividade maliciosa e encerrar as sessões em tempo real.

"Com ObserveIT oferecemos aos nossos clientes uma ferramenta eficaz para prevenir qualquer tipo de atividade fora do lugar, suspeita ou que não cumpra com as políticas de segurança. Numa questão de minutos, os administradores podem descobrir através de alertas “quem, o quê, onde e quando” dos incidentes e violações de segurança”, afirma Fernando Pimenta Santos, Diretor de Portugal da Ajoomal.

"Ao contrário de outras soluções do mercado, ObserveIT não proporciona apenas tecnologia de gravação em ecrã para visualizar o comportamento de todos os utilizadores, independentemente do ambiente em que se insere, convertendo estas gravações de vídeo em registos de atividade dos utilizadores, que se podem procurar, analisar e auditar facilmente, e sobre os quais se podem tomar medidas apropriadas”, acrescenta João Soares, Engenheiro Técnico pré-venda de segurança IT da Ajoomal.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.