Empresas tecnológicas podem fazer “muito mais” para proteger utilizadores contra fraudes online

Diretor-geral de ameaças da National Crime Agency (NCA) do Reino Unido afirma que organizações podem fazer “muito mais”. Relatório de 2023 revela que mais de 80% dos crimes de fraude registados em Inglaterra e no País de Gales ocorreram online

Empresas tecnológicas podem fazer “muito mais” para proteger utilizadores contra fraudes online

As empresas de tecnologia podem fazer “muito mais” para proteger os utilizadores contra fraudes.

Esta é a opinião defendida por James Babbage, diretor-geral de ameaças da National Crime Agency (NCA) do Reino Unido.

Um novo inquérito da Comissão de Assuntos Internos sobre fraude revela que mais de 80% deste tipo de crimes ocorria online. 

De acordo com dados do Crime Survey for England and Wales, divulgado em junho de 2023, a fraude é o crime mais comum em Inglaterra e no País de Gales, com milhões de episódios relatados anualmente.

“Temos de nos concentrar no que é que as empresas tecnológicas podem fazer mais - e, em geral, há muito mais que podem fazer”, afirmou Babbage numa audiência parlamentar.

O alerta não é, no entanto, uma novidade: em 2022, o Comité de Justiça já tinha apontado para a necessidade de uma resposta por parte do governo britânico centrada numa “mudança generalizada na teoria e na prática”.

James Babbage deixou elogios ao Online Safety Act e à Online Fraud Charter, que deverão ser implementados este ano, e que obrigam a “uma espécie de requisito de verificação”. Tal solução deverá ter um “enorme impacto no volume das fraudes”, esclareceu o diretor-geral, apontando igualmente responsabilidades às empresas, detentoras de redes sociais, que deveriam fazer mais pelos utilizadores das plataformas.

As soluções para enfrentar a fraude online passam por “encontrar formas de tornar mais transparentes as coisas que as plataformas compreendem e que, enquanto consumidores, ou não compreendemos, ou são demasiado complicadas para verificar”, concluiu James Babbage.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.