O papel da tecnologia na deteção da fraude

O papel da tecnologia na deteção da fraude

Os últimos anos têm sido marcados por constantes inovações tecnológicas, com impacto direto no nosso dia a dia, bem como em vários setores profissionais

Contudo, estes avanços tecnológicos trazem também novas ameaças, como dão conta as recorrentes notícias sobre ataques informáticos. Com as novas tecnologias, o cibercrime ganhou também mais força, já que há um maior acesso a métodos mais sofisticados e difíceis de detetar.

A par da inovação tecnológica, a cibersegurança tem ganho cada vez mais expressão no setor empresarial. Para protegerem o seu negócio, as empresas terão de recorrer, cada vez mais, a implementações de Inteligência Artificial/Machine Learning que permitem identificar padrões e tendências em grandes quantidades de dados, contribuindo para tomadas de decisão bem estruturadas e assertivas. Um bom exemplo desta tendência são os sistemas de deteção de fraude.

O cérebro humano é rápido e capaz de grandes raciocínios, mas as máquinas conseguem ser muito mais céleres para analisar e processar grandes quantidades de informação. Desta forma, é possível reduzir o tempo de deteção de anomalias, o que pode ser fulcral numa situação de ameaça, pois permitirá uma atuação mais rápida, contribuindo para a mitigação de possíveis danos. 

Os modelos de Machine Learning alavancam dados como identidades, ordens, métodos de pagamento, localizações ou dados da rede. De seguida, são aplicadas funções matemáticas de modo a poder identificar eventos atípicos que possam representar uma ameaça. Falamos, por exemplo, de deteção de spam/phishing em e-mails ou chats, fraude de pagamento ou roubo de identidade.

Em suma, a deteção de anomalias/fraude tem como objetivo a identificação de situações irregulares e danosas o que resultará em benefícios de vários níveis para o negócio. A escolha da abordagem correta depende do problema em estudo, bem como dos requisitos e necessidades de cada empresa.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.