Empresas não confiam nos próprios controlos de segurança

Perante a evolução constante das ameaças cibernéticas, muitas das empresas estão conscientes de que a eficácia dos seus controlos de segurança precisam de ser reavaliados

Empresas não confiam nos próprios controlos de segurança

O relatório "State of Breach and Attack Simulation and the Need for Continuous Security Validation" elaborado pelo Instituto Ponemon em nome da Cymulate revela que 78% das empresas dependem pouco dos seus próprios controlos de segurança.

O relatório assinala que 60% das empresas fazem alterações diárias ou semanais nos seus controlos de segurança e 67% notam a importância de verificar que estas atualizações não significam falhas de segurança.

Enquanto 60% reconhecem que é fundamental validar a eficácia dos controlos de segurança contra novas ameaças e técnicas cibercriminosas, 43% só o fazem quando ocorre um incidente.

O inquérito revelou ainda que, face à pandemia COVID-19 e às medidas tomadas para facilitar e apoiar o trabalho a partir de casa, 62% das empresas adquiriram novas tecnologias de segurança.

No entanto, apenas 38% verificaram a segurança da nova arquitetura criada para que os colaboradores possam trabalhar remotamente.

O estudo sublinha a necessidade de os gestores de segurança avaliarem continuamente o desempenho destas medidas, tendo em conta o crescimento exponencial das ameaças e a evolução do negócio.

"É claro no estudo que os peritos em segurança vêem a utilidade da validação contínua da segurança. Como a metodologia clássica para testes de segurança tem âmbito limitado, é manual, e envolve um processo lento e longo, não se encaixa no ritmo de novas ameaças e mudanças de IT orientadas para o negócio. Sem surpresa, os cibercriminosos aproveitam as vulnerabilidades no acesso remoto, nos ambientes de trabalho remotos e nos ambientes de trabalho virtuais, uma vez que as empresas expandiram o uso destas tecnologias sem validação de segurança, apoiando os colaboradores que trabalham a partir de casa", explica Eyal Wachsman, cofundador e CEO da Cymulate.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.