Desmantelada rede cibercriminosa de Dorkbot

A ESET participou em conjunto com a Microsoft numa operação que revelou bem-sucedida, conduzida por agências governamentais em todo o mundo e liderada pelo FBI, Interpol e Europol, que causou interrupções na infraestrutura do Dorkbot, inclusive nos servidores de Comando e Controlo localizados na Ásia, Europa e América do Norte.

Desmantelada rede cibercriminosa de Dorkbot

Esta operação levou também à apreensão de diversos domínios , impedindo que o Botnet conseguisse controlar os computadores dos utilizadores afetados.

O Dorkbot é uma Botnet, ou seja, uma rede de computadores infetados com o vírus Win32/Dorkbot que é transmitido através das redes sociais, e-mail, discos externos, pen drives ou kits exploits.

Quando o malware entra no computador, ataca o anti-vírus para poder funcionar livremente e de seguida liga-se a um servidor de comando, roubando palavras passe do Facebook e Twitter e instalando ainda outras ameaças nos computadores infetados, como é o exemplo do Win32/Kasidet, que permite realizar ataques DDoS e o Win32/Lethic que envia spam.

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.