Descoberto novo malware que distribui adware pelos utilizadores

Identificado pela Bitdefender, o malware apareceu pela primeira vez em 2012 e distribui desde essa altura adware por várias vítimas em todo o mundo. Esta ameaça, que afeta utilizadores Windows, permite ainda que que os invasores capturem capturas de ecrã dos desktops das máquinas infetadas

Descoberto novo malware que distribui adware pelos utilizadores

A grande maioria das vítimas desta ameaça, denominada de Zacinlo, reside nos EUA, sendo que a grande maioria (90%) são utilizadoras de Windows 10. Na Europa Ocidental, China e Índia também há vítimas deste malware.

O Zacinlo é fornecido via rootkit, uma formato malicioso de software capaz de manipular o sistema operativo e qualquer antimalware instalado de forma a deixar o computador indiferente à existência do malware. O malware baseado em rootkit é complexo e, portanto, é raro, representando menos de 1% de todo o malware.
 
Embora exista desde 2012, apenas agora atingiu o seu auge, apresentado como uma aplicação gratuita. Com as capturas de ecrã, permite que os atacantes obtenham ainda mais informações sobre a vítima, como a captura de senhas digitadas por meio de um teclado no ecrã, por exemplo.

Atualmente, ainda não há indicações sólidas sobre quem são os cibercriminosos por detrás do malware, ou se têm metas adicionais para ganhar dinheiro ilícito.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.