COVID-19: Maioria dos ataques de phishing provêm de endereços IP dos EUA

Relatório anti-phishing descobriu que a maioria dos e-mails maliciosos referentes ao novo Coronavírus chegam dos Estados Unidos

COVID-19: Maioria dos ataques de phishing provêm de endereços IP dos EUA

Os e-mails de phishing COVID-19 têm enchido muitas caixas de entrada desde que o vírus se começou a espalhar. Os cibercriminosos têm tentado utilizar todo o tipo de temas, cabeçalhos e organizações relacionadas com o Coronavírus para que as utilizadores abram os e-mails, ficheiros ou links maliciosos.

De acordo com o Centro de Queixas de Crimes na Internet do FBI. as queixas sobre ataques de phishing triplicaram desde que as preocupações com o COVID-19 se generalizaram.

Uma empresa de cibersegurança analisou os e-mails de phishing com a temática Coronavírus e realizou um relatório sobre a origem da maioria deles, descobrindo que a maioria dos endereços IP encontrados nos cabeçalhos de e-mail tiveram origem nos Estados Unidos.

Apesar dos endereços IP poderem ser facilmente falsificados por hackers mais qualificados, o relatório demonstra que existe uma série de razões pelas quais a maioria dos atacantes estaria nos Estados Unidos.

"Os phishers preferem atacar as vítimas dentro da sua própria geografia porque é mais fácil pesquisar e personificar os e-mails, visto que se trata da mesma cultura e linguagem", explicam os autores do estudo, acrescentando que os hackers que não são americanos também podem querer falsificar uma origem americana para fugir aos filtros geográficos.

O relatório analisou aprofundadamente 34 modelos de e-mail de phishing dos últimos meses e os investigadores descobriram que, além da maioria dos endereços IP serem provenientes dos EUA, 44% chegam da América do Norte. Outros 26% têm origem na Europa e 18% na Ásia. A maioria dos ataques continha ligações maliciosas ou anexos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.