Contas bancárias online atacadas mais de 5 milhões de vezes no último trimestre

Um total de 75,4 milhões de URLs únicas foram reconhecidas como maliciosas, o que representa mais 16% que no segundo trimestre do ano

Contas bancárias online atacadas mais de 5 milhões de vezes no último trimestre

No terceiro trimestre de 2015, a Kaspersky Lab diz ter bloqueado quase 626 mil tentativas de execução de malware capaz de roubar dinheiro através do acesso à banca online. Este número é 17,2% menor que no segundo trimestre do ano, mas 5,7% superior ao do mesmo período do ano anterior. No total, foram registados 5,68 milhões de notificações de tentativas de infeção por programas maliciosos para roubar dinheiro dos utilizadores através do acesso online às contas bancárias.

Do malware utilizado para atacar os utilizadores da banca online, o Trojan-Downloader.Win32.Upatre foi o mais frequente, sendo detetado em 63,1% de todos os ataques.  

Assim, o último trimestre as soluções da Kaspersky Lab detetaram e bloquearam um total de 235.4 milhões de ataques maliciosos em todo o mundo, menos 38% que no trimestre anterior. Um total de 75,4 milhões de URLs únicas foram reconhecidas como maliciosas pelo antivírus, mais 16% que no segundo trimestre. Além disso foram detetados 38,2 milhões de objetos maliciosos únicos: scripts, exploits, ficheiros executáveis, etc., mais 46,9% que no Q2.

O antivírus para ficheiros da Kaspersky Lab detetou um total de 145 milhões de objetos maliciosos únicos e potencialmente não desejados.

 

Ciberataques dirigidos

Neste período, a Equipo Global de Investigação e Análise da Kaspersky Lab (GReAT) investigou uma série de campanhas de ciberespionagem muito sofisticadas. Entre outras, destaca-se a análise ao grupo Turla, que faz uso das comunicações por satélite para gerir o tráfego dos seus servidores de comando e controlo; a APT Darkhotel, que se infiltra em redes Wi-Fi de hotéis para implantar backdoors nos equipamentos dos hóspedes; ou a APT Blue Termite, que se centra no roubo de informação de organizações no Japão.

A Kaspersky Lab também fez parte de uma investigação conjunta com a Unidade Nacional da Holanda de Delitos de Alta Tecnologia (NHTCU) e com a Panda Security, cujo resultado foi a detenção de dois suspeitos, que se crê estarem envolvidos nos ataques de ransomware CoinVault.

"Estas deteções mostram como o panorama mundial das ciberamenaças continua a evoluir a um ritmo muito rápido. Em países onde a banca online é muito popular, os utilizadores correm o risco de serem alvo de um ataque de Trojans. Com 5,6 milhões de casos de tentativa de roubo de contas bancárias online e com os cibercriminosos a desenvolver continuamente ataques sofisticados, o uso de soluções de segurança de qualidade é mais importante do que nunca. É fundamental que tanto utilizadores como organizações se protejam das ciberameaças", afirma David Emm, analista de Segurança Sénior da Kaspersky Lab.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.