Cisco anuncia a primeira Internet Secure Gateway na Cloud

A Cisco Umbrella foi desenvolvida para ser capaz de responder aos novos desafios de segurança das empresas, que cada vez mais recorrem a Software-as-a-Service (SaaS)

Cisco anuncia a primeira Internet Secure Gateway na Cloud

A forma de trabalhar das organizações está a alterar-se e o número de colaboradores remotos que recorrem a aplicações SaaS deverá crescer 70% até ao próximo ano, revela a Gartner.

É desta forma que muitos escritórios remotos se ligam diretamente à Internet, sem utilizar os mecanismos de segurança web da rede da própria empresa, o que significa que um elevado número de utilizadores empresariais não está protegido.

Para responder a esta situação, a maioria das empresas utilizam ligações VPN (Virtual Private Network), embora muitos colaboradores remotos – até 82%, segundo uma pesquisa da IDG – nem sempre as utilizam. Outras apoiam-se em soluções secure web gateway instaladas localmente (on-premises) e em diferentes agentes associados, criando complexidade e problemas de latência.

Para ajudar as empresas a estarem protegidas a este nível, a Cisco lança a Secure Internet Gateway (SIG), que promete fornecer acesso seguro à Internet onde quer que os utilizadores se conetem, incluindo quando estão desligados da VPN. Um SIG atua como um porto seguro para a Internet e fornece a primeira linha de visibilidade e defesa, independentemente da localização dos utilizadores ou daquilo a que se queiram conetar.

Como plataforma de segurança gerida a partir da Cloud, que protege os colaboradores ligados ou não à rede corporativa, a Cisco Umbrella detém as ameaças conhecidas e desconhecidas, atuando sobre todas as portas e protocolos. A solução bloqueia o acesso a domínios, URLs, IPs e arquivos malignos antes de estabelecer a conexão ou o download de um arquivo. Como a maioria das ameaças afeta os terminais, é essencial abranger todas as portas e protocolos para fornecer uma navegação segura que proteja 100% do tráfego.

A Cisco Umbrella dispensa a instalação de hardware e a atualização manual do software, uma vez que toda a gestão é efetuada a partir da cloud. As organizações podem fornecer proteção para todos os dispositivos e aproveitar os investimentos já realizados na Cisco – incluindo os clientes da AnyConnect, a gama Integrated Services Router 4K e os controladores Wireless LAN –sendo possível encaminhar o tráfego de Internet ao Cisco Umbrella estando ou não ligado à rede corporativa.

Ao combinar a Umbrella com a tecnologia Cloud Access Security Broker da Cisco Cloudlock, a Cisco permite às empresas identificar quais as aplicações SaaS que estão a ser utilizadas e, assim, reforçar, as políticas para bloquear as aplicações perigosas. 

O Umbrella aproveita as ferramentas da Cisco Security de modo a obter uma visão mais ampla com o objetivo de identificar e deter as ameaças com antecedência. Isto inclui modelos de machine learning para descobrir as ameaças conhecidas e emergentes, bloqueando as conexões malignas nas camadas IP e DNS; a informação da Cisco Talos, face a ameaças, para bloquear URLs malignos encapotados em HTTP/S; e Cisco Advanced Malware Protection (AMP) para detetar e bloquear arquivos malignos na Cloud.

A nova solução permite a integração com os sistemas já existentes, incluindo dispositivos de segurança, plataformas inteligentes ou feeds e ferramentas locais personalizadas, o que permite às empresas aumentar a proteção para dispositivos e localizações além do perímetro. Além disso, através da colaboração com a Cloudlock, procura ajudar as empresas a descobrir e controlar os dados confidenciais nas aplicações SaaS tanto dentro como fora da rede empresarial. O Umbrella utiliza também a tecnologia Anycast routing (os pedidos são solicitados ao servidor com failover automatizado, por forma a manter 100% da disponibilidade) para que os utilizadores não experimentem conexões lentas ao utilizar a solução.

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.