Bases de dados de cloud expostas são atacadas 18 vezes por dia

As bases de dados de cloud expostas são analisadas poucas horas após a sua configuração

Bases de dados de cloud expostas são atacadas 18 vezes por dia

Foi feita uma investigação durante mais de dez dias com base num teste constituído por uma base de dados repleta de dados falsos e com um baixo nível de segurança.

Durante esse tempo, detetaram-se 175 pedidos não autorizados, com uma média de 18 ataques por dia. O primeiro chegou apenas oito horas e meia após a implantação, dias antes da base de dados ser indexada mesmo pelos populares motores de busca IoT Shodan e BinaryEdge, o que demontra que hackers utilizam ferramentas de digitalização pró-ativas.

No entanto, o maior número de ataques (22) num só dia ocorreu logo após a Shodan indexar o caso. Os ataques são na sua maioria, provenientes de países como os EUA, Roménia e China, e a maioria procurava mais informações sobre a base de dados e a sua configuração.

Grande parte dos hackers têm procurado explorar as vulnerabilidades da cloud desde 2015 com o objetivo de instalar software de mineração de criptomoedas, roubar palavras-passe e alterar as definições do servidor de forma a roubar e apagar todos os dados dos utilizadores.

Poucos dias após a investigação ter sido concluída, a atração ainda exposta, foi atacada por um robô malicioso que removeu o conteúdo da base de dados e a substituiu por uma mensagem de resgate.

A pesquisa destaca ainda o pouco tempo que as organizações têm para encontrar e corrigir quaisquer erros de configuração na cloud.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.