O segredo do sucesso do Big Data

O segredo do sucesso do Big Data

Num mundo cada vez mais conectado, onde o volume de dados cresce a uma velocidade vertiginosa, ter acesso às mudanças de mercado, aos gostos e necessidades do consumidor, assim como aos principais indicadores de negócio significa conseguir gerar valor antes da concorrência e alcançar resultados de sucesso

O termo Big Data refere-se a um elevado volume de dados armazenados, estruturados ou não, provenientes das mais variadas fontes. Com uma extração, armazenamento e análise correta dos dados, através de soluções de Big Data, é possível acelerar a tomada de decisões por parte dos gestores e permitir um alinhamento da estratégia adequado, conseguindo assim, por exemplo, antecipar tendências de consumo ou identificar novas oportunidades de negócio. Permite ainda uma adaptação dos processos internos e da estrutura organizacional à nova realidade, pautada por mudanças constantes que se podem traduzir em oportunidades ou ameaças.

A realidade é que só com um planeamento estratégico eficaz, as empresas se conseguem antecipar e diferenciar da concorrência (e inovar). Quer estejamos a falar do desenvolvimento e criação de produtos e soluções, ou da capacidade de as organizações melhorarem as suas estratégias financeiras, operacionais, de marketing e vendas, as possibilidades criadas em torno do Big Data são inúmeras.

Quando reunidos, armazenados e interpretados, os dados são o maior trunfo das empresas. Uma utilização inteligente dos dados permite, por exemplo, melhorar o produto ou serviço, saber quais as estratégias de marketing mais eficientes, como podem os custos ser otimizados de forma a tornar o negócio mais eficiente, como lidar com a concorrência ou conhecer melhor o cliente. Qualquer organização consegue, portanto, antever problemas e dar respostas atempadamente, bem como identificar custos desnecessários e otimizar processos.

Mas, mais do que isso, as possibilidades das soluções de Big Data vão além da experiência do cliente, pois inspiram novas formas de trabalhar, e permitem ainda potenciar processos, obter melhores resultados e aumentar a performance de toda a organização. É possível, por exemplo, identificar problemas em tempo real, melhorar o ROI das ações de marketing, reduzir custos, otimizar processos e detetar novas oportunidades de negócio.

A verdade é que o Mundo como o conhecíamos está a mudar e a forma de fazer negócios e de interagir com as marcas também. As empresas estão cada vez mais digitais e o volume de dados não para de crescer, como tal, colocar os dados gerados ao serviço da organização permite ter maiores vantagens competitivas e alcançar uma posição diferenciadora no mercado.

As soluções de Big Data adaptam-se, sem dúvida, às necessidades de qualquer empresa, independentemente do seu setor de atividade, sendo cada vez mais fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, pois permitem que os decisores obtenham insights precisos, e em tempo real, para uma melhor tomada de decisões.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.