Num mundo cada vez mais conectado, onde o volume de dados cresce a uma velocidade vertiginosa, ter acesso às mudanças de mercado, aos gostos e necessidades do consumidor, assim como aos principais indicadores de negócio significa conseguir gerar valor antes da concorrência e alcançar resultados de sucesso
O termo Big Data refere-se a um elevado volume de dados armazenados, estruturados ou não, provenientes das mais variadas fontes. Com uma extração, armazenamento e análise correta dos dados, através de soluções de Big Data, é possível acelerar a tomada de decisões por parte dos gestores e permitir um alinhamento da estratégia adequado, conseguindo assim, por exemplo, antecipar tendências de consumo ou identificar novas oportunidades de negócio. Permite ainda uma adaptação dos processos internos e da estrutura organizacional à nova realidade, pautada por mudanças constantes que se podem traduzir em oportunidades ou ameaças. A realidade é que só com um planeamento estratégico eficaz, as empresas se conseguem antecipar e diferenciar da concorrência (e inovar). Quer estejamos a falar do desenvolvimento e criação de produtos e soluções, ou da capacidade de as organizações melhorarem as suas estratégias financeiras, operacionais, de marketing e vendas, as possibilidades criadas em torno do Big Data são inúmeras. Quando reunidos, armazenados e interpretados, os dados são o maior trunfo das empresas. Uma utilização inteligente dos dados permite, por exemplo, melhorar o produto ou serviço, saber quais as estratégias de marketing mais eficientes, como podem os custos ser otimizados de forma a tornar o negócio mais eficiente, como lidar com a concorrência ou conhecer melhor o cliente. Qualquer organização consegue, portanto, antever problemas e dar respostas atempadamente, bem como identificar custos desnecessários e otimizar processos. Mas, mais do que isso, as possibilidades das soluções de Big Data vão além da experiência do cliente, pois inspiram novas formas de trabalhar, e permitem ainda potenciar processos, obter melhores resultados e aumentar a performance de toda a organização. É possível, por exemplo, identificar problemas em tempo real, melhorar o ROI das ações de marketing, reduzir custos, otimizar processos e detetar novas oportunidades de negócio. A verdade é que o Mundo como o conhecíamos está a mudar e a forma de fazer negócios e de interagir com as marcas também. As empresas estão cada vez mais digitais e o volume de dados não para de crescer, como tal, colocar os dados gerados ao serviço da organização permite ter maiores vantagens competitivas e alcançar uma posição diferenciadora no mercado. As soluções de Big Data adaptam-se, sem dúvida, às necessidades de qualquer empresa, independentemente do seu setor de atividade, sendo cada vez mais fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, pois permitem que os decisores obtenham insights precisos, e em tempo real, para uma melhor tomada de decisões. |