É tempo das empresas darem o decisivo salto tecnológico

É tempo das empresas darem o decisivo salto tecnológico

Considerando as mais recentes tendências tecnológicas, restam poucas dúvidas de que a Inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning (ML) se enquadram no lote de inovações que têm permitido ao mundo avançar em direção ao futuro

Nos negócios, embora muitos líderes empresariais reconheçam já o potencial destas tecnologias, a chegada de novas soluções mais adaptadas às suas necessidades, conjugada com o atual momento que atravessamos, tem despertado um interesse acrescido neste tipo de soluções. Na verdade, a IA e o ML estão a crescer a olhos vistos e prevê-se, de acordo com o estudo Senior Leadership IT Investment 2020 conduzido pela CCS Insights, que mais de 80% das empresas mundiais vão fazer uso destas tecnologias em 2022. No entanto, as empresas devem estar cientes dos desafios que estas inovações acarretam e qual a melhor forma de eliminar possíveis obstáculos por forma a tirar o máximo partido delas.

Como tirar real partido da AI e ML e quais os principais desafios

As tecnologias de AI e ML estão a impactar positivamente inúmeros setores e áreas, desde o desenvolvimento de novos produtos até à produtividade dos colaboradores ou cibersegurança. As aplicações baseadas nestas tecnologias são infindáveis e permitem melhorar substancialmente processos e serviços. Desde a personalização à procura inteligente, passando pela transformação dos contact centres a  AI e ML vão permitir às empresas responder às novas exigências do mercado e dos consumidores. Neste campo, entra também a questão da segurança – todos os anos, as perdem avultadas quantidades de dinheiro em fraudes online em todo o mundo. Este campo é sem dúvida um dos mais relevantes que, segundo estudo da CCS Insights, 49% das organizações que atualmente desenvolvem soluções de IA estão primeiramente focadas no desenvolvimento de apps de segurança que permitam combater fraudes.

No entanto, alguns desafios impedem as organizações de beneficiar plenamente das vantagens destas tecnologias. Por isso, torna-se imperativo entender os desafios para poder superá-los. Em primeiro lugar, nem sempre é possível identificar e priorizar com facilidade os projetos que oferecerem maior valor comercial e que podem rapidamente entrar em produção. No estudo da CCS Insights mais de 20% das empresas admitiram que o tempo necessário para obter benefícios da utilização da IA se torna um desafio. As súbitas alterações no mundo dos negócios, em larga escala por força da pandemia, fez com que as empresas não sejam capazes de ter investimentos alocados a projetos de longo prazo e validação de conceito. 

Outro enorme desafio que se tem colocado na implementação de projetos de ML é a falta de capacidades técnicas em ciência de dados, desenvolvimento e engenharia. Atualmente as empresas têm dificuldade em lidar com os desafios no campo dos dados por não terem fluência ou experiência para tomar decisões de negócio e operacionais. Isto significa que devemos ter em consideração as grandes lacunas em áreas como a tradução de requisitos de negócio, medição de resultados de negócio e implementação de práticas operacionais e de governança.

Por fim, as organizações estão cada vez mais conscientes em matéria de segurança, conformidade e ética na sua atividade. As empresas estão empenhadas em implementar princípios, práticas e tecnologias que possibilitem projetos de IA éticos, transparentes, seguros e responsáveis. No entanto, perante a promessa da Comissão Europeia em desenvolver uma regulamentação “inovadora” de IA em 2021, as empresas estão a ser confrontadas com um ambiente regulamentar emergente e incerto.

Fruto do trabalho pioneiro que temos vindo a desenvolver nas áreas da IA e ML, há muito que reconhecemos os desafios que os líderes atuais enfrentam diariamente na adoção destas tecnologias. Restam poucas dúvidas que a tecnologia vai continuar a estar cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas e, por isso, acreditamos que devem o quanto antes considerar a adoção das novas soluções nestas áreas. 

Serviços de IA business-centric permitem encontrar soluções simples, mas poderosas

Para tirar partido das estratégias de transformação digital, os líderes empresariais devem considerar o conjunto crescente de soluções e apps com base na IA para solucionar problemas comuns de negócio e de setor. Porque exigem pouco ou nenhum conhecimento em ML, podem ajudar a reduzir custos e diminuir consideravelmente o tempo que demora para retirar vantagens comerciais do uso de IA. 

Este é o momento certo para as empresas tirarem partido das oportunidades oferecidas pela IA e pelo ML. Os serviços com base nestas tecnologias estão cada vez mais sofisticados e permitem que as empresas, independentemente do setor ou do tamanho, melhorem o seu desempenho e, consequentemente, os seus resultados. Essa é uma das nossas principais missões: ajudar as empresas a construir no presente um futuro com base na IA. Os líderes empresariais devem aproveitar esta oportunidade para abraçar a IA nos seus negócios, especialmente na economia pós-Covid-19.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.