Decisões impulsionadas por dados

Decisões impulsionadas por dados

A literacia de dados é, de acordo com a Forbes, uma das 20 competências com maior relevância no mercado de trabalho para quem procura alcançar o sucesso profissional nos próximos anos

No contexto empresarial, existe uma escassez e uma urgente necessidade de aumentar a literacia digital, para compreender como funcionam os dados e como eles podem orientar  uma tomada de decisão consciente.

A análise de dados democratizou-se e já não é uma tarefa exclusiva para os analistas. Com metodologias de gestão cada vez mais ágeis, a autonomia traz também aos profissionais desafios e responsabilidades acrescidas quando precisam de tomar decisões. Os profissionais precisam de fazer evoluir as suas competências com maior capacidade de análise critica e serem capazes de criar e gerar relatórios, ainda que a sua função profissional esteja fora do campo da estatística e da análise.

Dotar os utilizadores de competências de análise

As ferramentas de visualização e análise de dados, como o Power BI da Microsoft, são já parte do dia a dia de muitas empresas e têm evoluído cada vez mais, permitindo que utilizadores com menos conhecimentos técnicos, tenham a capacidade de, com facilidade, conseguir recolher, modelar, analisar, gerir dados ou partilhar informação de forma rápida e intuitiva. Dispondo de uma componente muito visual, estão cada vez mais orientadas para utilizadores finais. A integração com as várias ferramentas Office, muitas das quais acompanham o quotidiano da maioria dos profissionais, facilita a adaptação rápida dos utilizadores.

Para além das várias ferramentas de modelação de dados, a inteligência artificial tem sido umas das componentes que mais se tem destacado e crescido para apoiar os utilizadores a acelerarem a sua análise e interpretação de dados com a disponibilização de insights automáticos devidamente contextualizados e integrados com os restantes dados e informação. Métodos de interação, como a consulta através de linguagem natural, trazem também aos utilizadores um acesso simplificado à análise de dados para uma tomada de decisão informada.

Criar dashboards para apoio da tomada de decisão

As plataformas de Power BI vêm ajudar a centralizar e simplificar um processo que seria complexo e pouco atrativo. Através da criação de dashboards, a partir de diferentes fontes de dados estáticas ou dinâmicas, é possível obter uma visão focada nos resultados e desempenho. A informação relevante fica consolidada num painel de indicadores de forma objetiva e clara, permitindo a interação entre o analista e os dados para uma correta análise do negócio.

Com tanta informação disponível, demonstrar dados e organizá-los é também uma tarefa crítica na construção de dashboards que apoiem a tomada de decisão. A sua construção deverá ter sempre em consideração quem vai analisar e como irá ser apresentado ou consultado o dashboard, mas sempre garantindo a exposição rápida dos principais indicadores de uma organização.

São cada vez mais as Organizações que estão conscientes da importância da tomada de decisões assente em informação baseada em dados, pelo que é fundamental não só criar as condições tecnológicas necessárias, mas também estimular uma cultura orientada para a literacia de dados e correta análise dos mesmos, para que os colaboradores possam tomar decisões fundamentadas e conscientes. 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.