Competências Aumentadas

Competências Aumentadas

O bom de sermos humanos bate de frente com aquilo que nos limita – combinamos capacidades intrínsecas que distinguem e definem quem somos, ao mesmo tempo que nos faltam tempo e meios para explorar propriamente essas capacidades e ser a melhor versão de nós próprios

Neste quadro de exigências profissionais crescentes, desafios diários e o tempo contado, a evolução pessoal e profissional de todos nós – incluindo dos colaboradores da sua empresa – nem sempre é priorizada, mas pode e deve sê-lo.

Vivemos a oscilar entre dois mundos – o real e o digital. Muito embora incluamos elementos digitais na nossa vida real, até que ponto os estamos a combinar? E até que ponto a combinação que fazemos é a melhor que podemos fazer? Estamos a tirar o melhor partido daquilo que a tecnologia nos oferece ou falta, primeiro, compreendê-la? As vantagens que podemos extrair deste mundo digital é, com base em inovações diárias, imensurável. E se precisamos de gerir o nosso tempo e o nosso quotidiano numa dinâmica que dê um suporte sustentável ao nosso desenvolvimento pessoal e profissional, como não procurar nas ferramentas tecnológicas uma solução? Porque é aí que ela existe e que surge o cocktail perfeito entre o mundo digital e o real com foco na formação de competências humanas, através da única ferramenta tecnológica que consegue misturar diretamente estes dois mundos e nos permite beneficiar desta experiência – a Realidade Aumentada.

Quer seja em contexto profissional ou académico, ao introduzir conteúdo digital no mundo real, a Realidade Aumentada abre, instantaneamente, portas a vários mercados e empresas para um novo mundo de experiências e otimização de resultados – basta que os líderes destas empresas deem este passo na direção da inovação tecnológica. Os mercados que beneficiam do potencial da Realidade Aumentada são imensos, o que inclui retalho, turismo, saúde, educação e até mesmo sistemas de manutenção industrial. Um dos casos de aplicação é o de uma empresa que gere uma vasta gama de instalações industriais e tem de lidar com intervenções preventivas e corretivas nos seus equipamentos, de forma a evitar atrasos e perda de produtividade. Os óculos de realidade mista Microsoft Hololens propõem duas soluções – os técnicos de manutenção podem receber assistência de técnicos especialistas à distância (remote assistance), através de voz ou anotações visuais incorporadas, vídeos ou hologramas 3D visíveis através das lentes destes smartglasses, bem como beneficiar desta ferramenta enquanto solução de formação continuada on-job, que não só capacita os colaboradores aquando das suas funções laborais como diminui custos e maximiza os resultados e a eficiência da produtividade.

À medida que tecnologias como a Realidade Aumentada ganham espaço e transformam mercados como o retalho, a saúde, o turismo, a produção industrial, a edução e o imobiliário, também o quotidiano de todos nós será transformado nesta onda evolutiva.

Esta tecnologia tem crescido a um ritmo acelerado porque é, de facto, uma das melhores formas de otimizar processos empresariais como a capacitação de colaboradores e, por consequência, aumentar o seu nível de produtividade e os resultados da empresa. Não é uma perspetiva de futuro – é um cenário real. A Realidade Aumentada já está a mudar as nossas vidas, com resultados comprovadamente positivos para as organizações. Extrair desta ferramenta uma vantagem competitiva só depende da vontade de cada gestor de aumentar a cadeia de valor da sua empresa, pois são as funções como a gestão de recursos humanos e o desenvolvimento tecnológico que valorizam as atividades base de cada organização – vendas, serviços, operações e logística – e definem a sua vantagem competitiva através da coordenação entre estas atividades.

Nesta cenário win-win, as competências aumentadas são um tag dedicado às empresas com coragem para seguir os passos de uma inovação que já se conhece, de antemão, vantajosa.

 

por Márcia Augusto, Content Marketing Manager da NextReality

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.