Como colocar a sua empresa a funcionar como uma empresa de tecnologia?

CIONet Insights

Como colocar a sua empresa a funcionar como uma empresa de tecnologia?

Para que a tecnologia seja um verdadeiro driver de inovação e crescimento, as áreas de TI têm que se organizar em torno de plataformas flexíveis e independentes

Os gigantes tecnológicos da atualidade têm demonstrado ser das empresas mais inovadoras da última geração. O que distingue estas empresas é que a sua tecnologia lhes permite moverem-se mais rápido, de forma mais flexível e crescer a uma escala muito superior à dos seus concorrentes. O IT destas empresas não é um "peso", mas sim um driver (ou mesmo um setter), de inovação e de capacidade de adaptação.

A razão pela qual isto é uma vantagem competitiva para a maioria destas empresas é a de que o seu IT (digital) está organizado com base num conjunto modular de "plataformas" geridas por equipas que assumem a total responsabilidade pelos produtos (business outcomes) que produzem.

Estas plataformas consistem em clusters de recursos, tecnologias, dados, end-to-end, que entregam um resultado específico e que podem funcionar como pequenos e autónomos negócios "as-a-service" como se diz na gíria tecnóloga.

Uma das componentes mais importantes é que as áreas de negócio e de tecnologia trabalham conjuntamente e muito próximo umas das outras (co-localizadas) e têm a autoridade para tomar decisões.

Esta organização de IT modular é o que permite a estas organizações inovar de forma rápida. Podem experimentar, falhar, aprender e escalar rapidamente. Com este tipo de velocidade, a tecnologia (IT) pode e deve tornar-se um foco de inovação e estar na comissão executiva da empresa. Com novas tecnologias e novas formas de trabalhar, a tecnologia deve ser uma vantagem competitiva e não um custo, tal como se vê na maioria das empresas da indústria tradicional.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.