OmniAccess Stellar WLAN- Para uma infraestrutura de wifi escalável e segura

A solução OmniAccess Stellar, da Alcatel-Lucent Enterprise, é a arquitetura de última geração que recorre a um controlo distribuído entregar WiFi de elevada disponibilidade, resiliência e escalabilidade

OmniAccess Stellar WLAN- Para uma infraestrutura de wifi escalável e segura

NO PASSADO, os access points (APs) eram autónomos, com configurações individuais, o que colocava limitações às empresas. Com o aparecimento do primeiro controlador centralizado WLAN, passou a ser possível disponibilizar centralmente firmware e configuração, de forma automática. Deste modo, oferece-se um único ponto de gestão de toda a rede sem fios. Esta é a escolha das soluções Alcatel-Lucent Enterprise: os APs inteligentes e avançados são geridos como um único sistema e lidam com o tráfego de controlo de forma distribuída e coordenada.
 

Benefícios do controlo distribuído

Este tipo de arquiteturas reduz as despesas de capital, sempre que um controlador não seja estritamente necessário. Além disso, a Alcatel-Lucent Enterprise fornece uma única licença para a gestão do AP, que inclui todas as funcionalidades (deteção de intrusão, firewall, inspeção profunda de pacotes), reduzindo assim os custos de software. Há também menores gastos operacionais, porque não ter controladores significa menos equipamento para operar e gerir.

Maior resiliência é outro dos benefícios, porque não existe um único ponto de falha. Por outro lado, não há constrangimentos de tráfego e menor latência — o tráfego não é mais encaminhado para o controlador centralizado, mas comutado diretamente para o switch. Por último, destaca-se a maior escalabilidade: quando for necessário crescer, basta apenas adicionar novos access points.
 

OmiVista 2500 NMS

A família OmniVista 2500 NMS inclui agora as funcionalidades específicas de gestão da solução OmniAccess Stellar, e gestão de políticas unificadas UPAM. A Versão 4.2.2 do OmniVista 2500 incorpora três novos tipos de solução de gestão das licenças Stellar: licenças de AP (OV-AP- -NM-xx), licenças UPAM para gestão de convidados (OV-GA-xx) e licenças UPAM para gestão de dispositivos BYOD (OV-BYOD-xx). As licenças de “AP” para gestão unificada (AP1101, AP1221, AP1222, AP1231, AP1232, AP1251) incluem o registo de pontos de acesso, topologia, resolução de problemas, operações, smart analytics e gestão de configurações, incluindo regras de acesso unificado baseadas em perfis. Também incluem funcionalidades específicas de rádio, como a gestão de RF (rádio frequência), WIPS (Wireless Intrusion Prevention), ferramentas de planeamento/mapa de cobertura. A autenticação unificada Policy Manager (UPAM) integrada disponibiliza a funcionalidade para autenticação avança

da, oferecida por licenças específicas para o acesso de visitantes e BYOD (Bring Your Own Device). Com suporte para as soluções OmniAccess Stellar, a Versão 4.2.2 do OmniVista 2500, “OV-Starter Pack”, agora inclui 10 licenças para pontos de Acesso, 10 licenças para o acesso de visitantes e 10 licenças para BYOD de forma gratuita. Esta solução integra-se com as últimas soluções de segurança nesta área. Graças à compatibilidade com o software de gestão OV2500 e firmware AOS dos switches da Alcatel-Lucent Enterprise, dispõe de tecnologia DPI (Deep Packet Inspection) para análise de tráfego inteligente de aplicações Layer 7. Esta nova solução permite escalar da pequena solução empresarial até soluções de grande porte e distribuídas geograficamente, com possibilidade de ligação à nuvem, serviços integrados de BYOD, NAC e Guest Portal.


 

Branded Content

Artigo produzido por MediaNext para Alcatel- Lucent Enterprise

 

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.