Apple recupera liderança do mercado de smartphones

Bom desempenho do iPhone 7 assegura a liderança no mercado global de smartphones, ao fim de oito trimestres

Apple recupera liderança do mercado de smartphones

Segundo a Gartner, as vendas globais de smartphones a utilizadores finais totalizaram os 432 milhões de unidades no último trimestre de 2016, um aumento de 7% face ao mesmo período de 2015. Este foi também o trimestre em que a Apple "roubou" a liderança à Samsung, assegurando a primeira posição no ranking global de vendors.

Em 2016, as vendas de smartphones cresceram 5%, face a 2015, tendo sido comercializados 1.5 mil milhões de unidades em todo o mundo.

“Este foi o segundo trimestre consecutivo em que a Samsung registou quedas nas vendas”, indica Anshul Gupta, research director na Gartner. “As vendas da Samsung caíram 8% no último trimestre e 2.9 pontos percentuais face a 2015”.

A Gartner realça que as vendas começaram a cair no terceiro trimestre do ano passado, após a decisão de descontinuar o Galaxy Note 7, devido às baterias incendiárias, o que acabou por desacelerar as vendas de todo o portfólio do fabricante. “A retirada do Galaxy Note 7 deixou um vazio no segmento de smarthpones de grande ecrã”.

O lançamento do iPhone 7 também contribuiu para tornar a vida mais difícil à Samsung. Ao todo, a Apple levou oito trimestres consecutivos a reconquistar a liderança do mercado (17.9% de share no Q4 vs 17.8 da Samsung) , mas apenas 250 mil unidades separam ambos os fabricantes. A última vez que a Apple esteve nesta posição foi em 2014, com o lançamento do iPhone 6 e 6 Plus, que introduziram maiores medidas de ecrã no seu portfólio. “Desta vez, a liderança deve-se às fortes vendas do iPhone 7 e 7 Plus. A Apple também beneficiou de uma menor procura por dispositivos Samsung em mercados maduros, como a América do Norte e a Europa Ocidental”, realça Gupta.

No terceiro lugar do ranking está a Huawei, com 8.8% de market share. Os outros dois fabricantes do Top 5 são a Oppo e a BBK, também chineses.

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.