Quase 100% dos responsáveis de IT veem DevOps como motor da digitalização

Apesar dos constrangimentos nos projetos, as equipas de developers cresceram em média 20% em 2020

Quase 100% dos responsáveis de IT veem DevOps como motor da digitalização

Mesmo com a Covid-19 a acelerar a transformação digital, 40% das empresas refletem que os crescentes desafios atrasaram os projetos das equipas de developers. A segunda parte do IV Estudo Anual sobre Transformação Digital, elaborado pela Couchbase, reconhece que o contributo dos developers é essencial para a locomotiva digital, mas “num ano em que as empresas tiveram que lutar para se adaptar a formas mais descentralizadas de trabalho e aos mercados em rápida mudança, os developers sofreram uma forte pressão para ajudar as suas empresas a ajustarem-se à nova situação”, explica Steve Yen, cofundador da Couchbase.

92% dos responsáveis de IT empresariais acreditam que a cultura DevOps pode ter um impacto decisivo na transformação digital das empresas. Yen acrescenta que "as equipas de developing precisam de ter objetivos claros em cada projeto, bem como as ferramentas e tecnologias necessárias para poderem realizar o seu trabalho de forma ágil, podendo se adaptar mais rapidamente à nova situação”.

A flexibilidade foi apontada por 63% dos inquiridos como um aspeto chave no cumprimento de objetivos da transição digital, que, contudo, aumenta os custos para as empresas. Segundo cinco em cada dez gestores de IT, com a pandemia as equipas de developers foram sobrecarregadas num curto espaço de tempo. “Para aproveitar ao máximo o investimento, é preciso não só investir em pessoas, mas também em tecnologia, gestão e comunicação que ajudem os profissionais a ter sucesso. Se as empresas ajudarem os seus developers a serem mais ágeis e flexíveis, será mais fácil assegurar de que estão focados na direção certa”, confirma Yen.

As empresas foram obrigadas a enfrentar diferentes desafios simultaneamente, como estabelecer objetivos claros e executáveis para  equipa - 40% -, garantindo a tecnologia adequada - 40%. Os responsáveis de IT tiveram ainda de assegurar que as equipas compreendem os objetivos estratégicos da organização - 31% - e identificar e resolver os desafios enfrentados pelas equipas de developing - 31%. 

Apesar da importância dos developers durante a pandemia, os crescentes desafios formulam constrangimentos para o potencial das equipas. Mesmo com os vários atrasos dos projetos atuais dos developers, as empresas continuam a investir e, segundo o relatório, as equipas de developing cresceram em média 20% em 2020. “Num mundo de cada vez mais desafios, os developers têm um papel essencial a desempenhar. Investir neles de forma adequada será vital para alcançar a transformação digital que as empresas pretendem”, conclui Yen.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.