Os CEO estão a investir fortemente em inteligência artificial, com foco na integração de dados e na requalificação da força de trabalho para garantir uma colaboração e inovação eficazes
Um novo estudo do IBM Institute for Business Value revela que os CEO estão a apostar fortemente na Inteligência Artificial (IA) em toda a estrutura das suas organizações, mesmo enfrentando obstáculos relacionados com a rápida adoção tecnológica. O estudo, que envolveu dois mil CEO de todo o mundo, mostra que a maioria espera que os investimentos em IA mais do que dupliquem nos próximos dois anos. Atualmente, 61% dos líderes empresariais já estão a utilizar agentes de IA e a preparar a sua implementação em larga escala. Para 68% dos inquiridos, uma arquitetura de dados integrada em todos os níveis da empresa é fundamental para garantir uma colaboração eficaz entre departamentos. Além disso, 72% consideram que os dados proprietários das suas organizações são essenciais para desbloquear o verdadeiro potencial da IA generativa. Apesar da aposta clara, o estudo aponta que muitas empresas enfrentam dificuldades em consolidar o ecossistema tecnológico necessário. Metade dos CEO admite que os investimentos recentes em tecnologia resultaram em soluções desconectadas e fragmentadas. “A adoção acelerada da IA está a gerar ganhos de eficiência e produtividade, mas o verdadeiro retorno será alcançado pelos líderes que encaram o risco como uma oportunidade”, afirma Gary Cohn, Vice-Presidente da IBM. “Num contexto de incerteza, usar a IA e os dados da própria organização para identificar áreas de influência pode representar uma vantagem competitiva. Ignorar esta oportunidade é, no fundo, uma decisão consciente de não competir”. O equilíbrio entre retorno imediato e inovação a longo prazo é outro desafio destacado. Apenas 25% das iniciativas de IA analisadas atingiram o retorno do investimento (ROI) esperado, e só 16% foram escaladas. Para acelerar os resultados, 65% dos CEO concentram-se em casos de uso com base no ROI, e 68% aplicam métricas claras para medir o impacto. Apesar da incerteza, 64% continuam a investir mesmo sem garantias claras de retorno. Apenas 37% mostram-se dispostos a arriscar numa adoção mais rápida. “A pressão para apresentar resultados rápidos continua a marcar o ritmo, mas as empresas que investirem de forma consistente em inovação sairão mais fortes”, sublinha Mohamad Ali, Vice-Presidente Sénior e Diretor da IBM Consulting. A liderança e o talento especializado são apontados como peças-chave para o sucesso da transformação digital. Cerca de 69% dos CEO relacionam o desempenho das suas empresas com a presença de líderes estratégicos, enquanto 67% destacam a importância de colocar os especialistas certos nas funções certas. Aversão ao risco e falta de colaboração interna continuam a ser barreiras à inovação. Para responder às lacunas de competências, 31% da força de trabalho precisará de requalificação. Além disso, 65% das empresas planeiam recorrer à automação e 54% estão a contratar para funções de IA recentemente criadas. |