O novo “Índice de automação empresarial 2025”, divulgado pela Redwood Software, mostra que embora a maioria das empresas aumente os investimentos em automação, muitas ainda enfrentam dificuldades na sua implementação integrada e estão despreparadas para a chegada da inteligência artificial
A Redwood Software lançou recentemente o seu “Índice de automação empresarial 2025”, um estudo que avalia o estado da prontidão das organizações para automação empresarial e Inteligência Artificial (IA). A pesquisa foi conduzida pela empresa independente Leger Opinion e baseia-se em respostas de 285 profissionais do setor, provenientes de vários ramos, como a manufatura, o retalho e as finanças. Os dados revelam um cenário complexo. Apesar de 73,2% das empresas terem aumentado os seus investimentos em automação no último ano, 61,3% reconhecem que as ferramentas disponíveis são subutilizadas. Este problema está associado a estratégias fragmentadas, implementações isoladas e à falta de um parceiro confiável para orquestração dos processos. A principal prioridade para 2025 entre os inquiridos é a redução de custos. De acordo com o relatório, 36,6% das empresas afirmam que a automação permitiu reduzir os custos em pelo menos 25%, enquanto 12,7% indicam uma redução superior a 50%. Kevin Greene, CEO da Redwood Software, sublinha a importância crescente da automação, uma vez que “esta pesquisa confirma o que vemos em todos os setores: a automação não é mais uma coisa boa de se ter – é de missão crítica”. No entanto, destaca também que, apesar do aumento dos investimentos e dos resultados já observados, a adoção está a estagnar. Greene aponta que as organizações que conseguirem ultrapassar estas barreiras, com as ferramentas certas, formação e apoio estratégico, desbloquearão o verdadeiro potencial da automação e estarão preparadas para a integração da IA. O estudo revela que 68,8% dos profissionais consideram a automação uma prioridade crítica ou muito importante para o sucesso dos negócios, enquanto 48,6% referem melhorias de eficiência superiores a 25%. Porém, menos de 6% das empresas atingiram automação autónoma de ponta a ponta em processos centrais. Embora 65,6% dos inquiridos acreditem que a IA irá melhorar significativamente a automação, 40% não se sentem preparados para a sua adoção. Este relatório evidencia que, apesar do aumento do investimento e do reconhecimento do valor da automação, existe ainda uma lacuna significativa entre o potencial das tecnologias e a sua utilização real nas empresas, que permanece fragmentada e incompleta. A integração eficiente da automação e da inteligência artificial surge assim como um desafio fundamental para as organizações que ambicionam competitividade e redução de custos nos próximos anos. |