Branded Content

RPA, a solução tecnológica que está a revolucionar o futuro do trabalho

A Robotic Process Automation (RPA) é uma tecnologia disruptiva que permite criar softwares de robot especializados na interpretação e execução das atividades mais rotineiras que conduzem a um aumento de produtividade

RPA, a solução tecnológica que está a revolucionar o futuro do trabalho

Atualmente, verifica-se exponencial aumento do número de plataformas e softwares de operação e gestão nas organizações, com crescente complexidade e volume de informação. Recursos humanos são muitas vezes alocados a tarefas e atividades de rotina na interação com estes sistemas, com necessidade de interagirem com diversos sistemas de diferentes interfaces e complexidades variadas, elevando a probabilidade de erro em processos-chave do negócio.

É neste contexto que surge a Robotic Process Automation – RPA. Uma tecnologia disruptiva e inovadora que permite criar softwares de robot especializados em interpretar e executar as atividades mais rotineiras, normalmente realizadas por mão humana. Embora seja uma solução recente, muitas organizações já estão a adaptar-se, uma vez que a incorporação desta solução permitirá, de forma automática, simples e flexível, tornar as organizações mais eficientes e automáticas, a um custo e tempo reduzidos.

 

Diversos cenários de aplicação

Através de uma abordagem preditiva, áreas como manutenção e reparação, monitorização e controlo, cadeia de abastecimento e consumo de energia têm sido as principais beneficiárias destas iniciativas, ao automatizar decisões e atividades. Deste modo, as organizações podem configurar um software robot (ou bot) para executar processos de rotina, em menos tempo e sem margem de erro, permitindo reduzir os custos laborais e aumentar a produtividade.

Uma vez que 30% das tarefas podem ser automatizadas, existem diversos cenários de aplicação do RPA, desde gerar uma resposta automática a um e-mail até à implementação de milhares de bots, cada um programado para completar uma tarefa específica. Face aos benefícios descritos, é expectável a adoção de RPA por um grande número de organizações, dado que os seus talentos e recursos de tempo são limitados. Assim sendo, o objetivo do RPA não é substituir os sistemas de informação já existentes, mas sim melhorá-los, ao eliminar silos que podem estar a interromper ou a impedir processos.

 

Tecnologia com baixo custo

A nova solução, em tempo real, é uma tecnologia low-cost que permite uma rápida recuperação do investimento. A Noesis, através de uma equipa de talentos especializada e de parcerias estratégicas com a BluePrism e a UiPath, apoia as organizações na implementação de soluções sustentáveis e automatizadas. Numa primeira fase, deverá ser realizado um levantamento dos processos, tarefas e dados das organizações sendo que os processos repetitivos, como as interfaces manuais em que os sistemas não comunicam entre si, são os principais candidatos a automação.

De acordo com a Gartner, o RPA está a crescer rapidamente em cerca de 20% a 30% a cada trimestre e, como tal, é essencial que as organizações entendam a importância desta tecnologia para o seu crescimento. O RPA oferece- lhes a oportunidade de ter processos de negócio mais eficientes, robustos e económicos, mas, para tal, as organizações têm de perceber claramente como planear e adotar esta tecnologia, desenvolvendo o seu processo de transformação digital.

 

Branded Content

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.