Insights 2018 – “As pessoas têm de saber a verdade sobre o que a inteligência artificial pode alcançar”

Cortnie Abercrombie, fundadora da AI Truth, organização que se dedica a promover reflexões isentas sobre inteligência artificial, vai estar no primeiro dia da Insights 2018 para falar sobre a importância de os data scientists questionarem diariamente o seu trabalho.

Insights 2018 – “As pessoas têm de saber a verdade sobre o que a inteligência artificial pode alcançar”

A inteligência artificial (IA) já não é um tema futurista e está aos poucos a imiscuir-se no dia-a-dia de todos nós. Como acontece sempre que entra em cena um ator tecnológico com a capacidade de revolucionar o curso civilizacional, as opiniões dividem-se: neste caso, entre os que glorificam a IA e os que a demonizam.

Porque importa não cair em nenhum dos extremos – até porque, quase sempre, a verdade está algures no meio – Cortnie Abercrombie, especialista em inteligência cognitiva e artificial, decidiu criar a "AI Truth" depois de ter trabalhado no desenvolvimento de soluções de IA personalizadas num dos gigantes mundiais de IT. “Ao educar, aconselhar e consultar criadores de sistemas de inteligência artificial, data scientists e líderes empresariais, a AI Truth tem como objetivo auxiliar a criação, o uso responsável, ético, transparente e inclusivo de IA e do machine learning (ML)”, disse em entrevista à IT Insight.

Abercrombie sentiu a necessidade de assumir o papel de comunicar “em termos leigos”, acessíveis à maioria das pessoas, “o modo como a IA funciona, que problemas podem surgir e como resolvê-los”.

Abercrombie defende que “as pessoas têm de saber a verdade sobre a IA e sobre o que pode alcançar, ao invés de escutarem somente os argumentos de venda ou os frenesis dos media”.

Durante a época em que esteve envolvida em projetos de IA, a norte-americana percebeu que os líderes de negócio que estavam a financiar e a criar os requisitos de cada projeto não sabiam realmente como a IA funciona e do que é capaz. “Por outro lado, constatei que não tinham realmente pensado nos impactos das mudanças em larga escala que a IA pode trazer - especialmente alarmantes devido ao facto de essas empresas serem líderes mundiais”.

Na Insights 2018, ​a primeira conferência organizada pela Data Science Portuguese Association (DSPA), que decorre nos dias 6 e 7 de setembro na reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Abercrombie, vai falar, logo no primeiro dia do evento, sobre “Ética das Boas Intenções na IA”. “Os data scientists estão a impactar a vida de todas as pessoas, em todo o mundo, através de projetos de IA e machine learning (ML)”, realçou. “A minha apresentação pretende que os data scientists desafiem e questionem tudo sobre o seu trabalho diário: os algoritmos que lhes foram solicitados, os motivos dos que os contratam, a sua própria parcialidade – que podem conhecer ou desconhecer – e o tipo de impacto que querem deixar neste mundo”.

Cortnie Abercrombie vai ainda partilhar uma história pessoal, “sobre um projeto que começou como algo que prometia salvar o mundo, mas que lentamente se transformou em algo que levou os membros da equipa a questionarem-se sobre a sua participação nele”.

Durante a apresentação promete deixar também “uma visão interna sobre a finalidade com que muitas empresas da Fortune 500 estão a usar IA e ML”. Por último, não faltarão, em jeito de alerta, exemplos de data scientists “que deixaram a sua marca no mundo, apesar de não necessariamente da maneira que esperavam”.

 

A IT Insight é media partner da Insights 2018 e irá trazer-lhe uma cobertura alargada do evento.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.