Branded Content

Data Analytics: um excelente aliado das empresas

O evento Tomorrow 2020, organizado pela BI4ALL, reuniu virtualmente vários especialistas que partilharam experiências e tendências sobre o Data Analytics e a Inteligência Artificial. É unânime que a tecnologia tem um papel fundamental para a competitividade das empresas.

Data Analytics: um excelente aliado das empresas

Todas as empresas à data de hoje têm de iniciar o seu processo de transformação digital”, salientou José Oliveira, CEO da BI4ALL, na abertura do Tomorrow 2020. O responsável pela empresa especializada em soluções de Data Analytics e IA referiu ainda que a transformação digital está intimamente ligada à inovação. Contudo alerta “não podemos confundir a transformação digital com a digitalização da informação”.

Relembrou ainda que há um imenso potencial quando as empresas inovam e apostam em soluções que as tornam mais eficientes e competitivas. “A tecnologia tem capacidades infinitas hoje. Na área em que a BI4ALL trabalha há 16 anos houve uma evolução muito significativa. O BI tradicional evoluiu imenso e a grande diferença para o Analytics tem a ver com a proatividade das soluções. Com o Analytics conseguimos fazer previsões, interagir e ver muito mais informação para tomar decisões”, afirmou.

As empresas não vivem isoladas do mundo e precisam de matéria-prima para produzir algo, sejam produtos ou serviços, que é vendido ao consumidor final. Hoje, é possível perceber que quando falta uma engrenagem na cadeia de abastecimento ou produção, as empresas não conseguem produzir e, subsequentemente, vender os seus produtos.

Palavra de ordem: Reinventar

José Oliveira partilhou que “os gestores têm de se reinventar” e adaptar-se aos novos tempos que vivemos.

Nesta nova ordem do mundo mundial, um gestor que procura transformar a sua organização numa empresa global – onde entra a virtualização – não terá grande chance de sobreviver se não se reinventar. A pandemia veio acelerar a adoção da tecnologia por parte das empresas, que necessitam mais do que nunca de otimizar processos, aumentar as vendas e reduzir custos.

José Oliveira deu durante a sua apresentação vários exemplos concretos de empresas que já usam as soluções de Data Analytics e como isso lhes trouxe maior produtividade, performance e uma tomada de decisão mais rápida e precisa. Também Hugo Pinto, Partner da BI4ALL, partilhou no painel de debate sobre “O presente e o futuro da Inteligência Artificial” os benefícios que as soluções de IA trazem às organizações.

“Na minha perspetiva pode trazer vários contributos como a eliminação de tarefas que são repetitivas e quase mecânicas. Através da IA podemos eliminar este tipo de tarefas aos colaboradores da empresa dando assim um maior espaço para se focarem noutras áreas que serão mais essenciais dentro da organização”.

Os dados

Nos últimos anos, existiu uma mudança significativa no mundo dos dados. Aquilo que era “o BI tradicional, ou seja, criar os data warehouses, extrair informação para relatórios e ter informação para tomar decisões”, sofreu alterações. A mudança do BI para o analytics está relacionado com a proatividade das soluções.

Com soluções de data analytics, é possível fazer previsões, interagir e ter acesso a muito mais informação para tomar decisões do que os BI tradicionais tinham. Esta evolução também se deu em virtude da introdução das clouds – seja de armazenamento ou de processamento. Com esta dinâmica, e com o preço a baixar drasticamente, as próprias software houses conseguiram colocar mais carga e complexidade no software para conseguir dar resposta às necessidades.

Segundo a Forrester Research, 73% dos dados recolhidos não chegam a ser utilizados para tomadas de decisão. “Há 12 anos, este número estava em 80%”, partilha José Oliveira, salientando que neste tempo, apenas se baixou 7%.

“Continuamos a não utilizar os dados todos que armazenamentos para a tomada de decisão”.

Isto acontece porque a digitalização e a forma como a informação está relacionada não permite que seja utilizada para a tomada de decisão. Está isolada, em sistemas antigos ou periféricos, que não estão integrados com o resto da organização. 

A transformação digital

Ainda que as jornadas de transformação digital sejam diferentes de empresa para empresa, é imperativo que as organizações iniciem esse caminho.

A transformação digital está intimamente ligada à inovação, mas inovação não é um projeto, é uma prática que todas as organizações têm de ter para continuarem a ser relevantes no mercado. Assim, as empresas podem retirar dos dados as informações necessárias para inovar os seus produtos ou a sua organização, o que traz benefícios para a organização como um todo.

Andro Moreira, Partner da BI4ALL, que integrou uma das mesas redondas com o tema "Digital Business Transformation", recordou que “existem organizações que estão aproveitar esta onda de transformação digital para criarem novos modelos de negócio totalmente disruptivos e diferentes”. 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela BI4ALL

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.