Tecnologias emergentes vão transformar vidas pessoais e empresariais

Um estudo, que contou com 4.600 líderes empresariais, revela que 76% dos inquiridos esperam reestruturar a maneira como gastam o seu tempo através da automação e 56% estão preparados para receber a realidade virtual e aumentada no seu dia-a-dia

Tecnologias emergentes vão transformar vidas pessoais e empresariais

A Dell Technologies lançou o estudo “Future of Connected Living” que explora a forma como as tecnologias emergentes vão transformar a maneira como vivemos até 2030. Esta pesquisa, realizada em parceria com o Institute for the Future (IFTF) e Vanson Bourne, englobou 4.600 líderes de negócios em mais de 40 países, incluindo Portugal. Os resultados ilustram um futuro repleto de oportunidades, à medida que o avanço das tecnologias mantém o potencial de impulsionar o progresso humano em todo o mundo.

O IFTF e o fórum de especialistas globais preveem que tecnologias como edge computing, 5G, IA, Realidade Estendida (XR) e IoT vão juntar-se para criar cinco grandes "mudanças" na próxima década. Essas mudanças vão ter o poder de mudar vidas em todo o mundo.

O IFTF prevê as seguintes fases desde os dias de hoje até 2030:

  1. Realidade em Rede: na próxima década, o ciberespaço tornar-se-á uma sobreposição da nossa realidade existente, à medida que o nosso ambiente digital se vai estendendo para além dos televisores, smartphones e outros monitores.
  2. Mobilidade conectada e em rede: os veículos de amanhã serão essencialmente computadores móveis. Confiaremos neles para nos levar para onde precisamos ir no mundo físico, à medida que interagimos nos espaços virtuais disponíveis, onde quer que estejamos.
  3. Das cidades digitais inteligentes: as cidades vão ganhar literalmente vida através da sua própria infraestrutura de rede de objetos inteligentes, sistemas de self-reporting e análises baseadas em IA.
  4. Agentes e algoritmos: cada um de nós será apoiado por um "sistema operativo para viver" altamente personalizado, capaz de antecipar as nossas necessidades e apoiar de forma proativa as nossas atividades diárias para ter mais tempo livre.
  5. Robôs com vidas sociais: os robôs tornar-se-ão nossos parceiros na vida – aprimoram as nossas habilidades e estendem as nossas capacidades. Os robôs vão compartilhar os novos conhecimentos com a sua rede social de robôs, para ganhar novas informações e acelerar o progresso em tempo real.

De acordo com a pesquisa, estas grandes alterações lideradas pela tecnologia podem desafiar as pessoas e organizações que estão a lidar com a mudança. As organizações que desejam aproveitar o poder das novas tecnologias emergentes vão precisar de tomar medidas para recolher, processar e usar os dados de forma mais eficaz, a fim de acompanhar o ritmo da rápida inovação.

Adicionalmente, as preocupações com a justiça dos algoritmos que fazem de tudo, desde decidir como as empresas contratam até a quem é elegível para empréstimos devem ser tidas em conta, assim como as preocupações crescentes relativas à privacidade de dados. Os governos vão precisar de aprender como trabalhar em conjunto para partilhar e usar os seus dados, passando as cidades do simples digital para o auto consciente.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.