Receitas do mercado global de software crescem nos próximos anos

A EMEA segue a tendência de crescimento, mas mais lentamente do que outras regiões globais

Receitas do mercado global de software crescem nos próximos anos

Os analistas indicam que as receitas do mercado global de software vão crescer em 2022, tendência que se deverá prolongar nos próximos anos. Apesar de se viverem e avizinharem tempos conturbados, as receitas serão fortes à medida que as empresas pedem mais automação e digitalização para reduzir custos e melhorar as cadeias de valor.

A nível regional, a EMEA registou um crescimento homólogo de 7,1% em moeda atual (dólares) e de 16,4% em moeda constante no primeiro semestre de 2022. Isto representa um crescimento mais lento do que as outras regiões globais em que as Américas atingiram um crescimento de 16,4% ao longo do ano, em ambas as moedas, e a APJ assistiu a um crescimento de 10,6% na moeda atual e 18% na moeda constante. 

Os analistas explicam que a principal razão para um desempenho mais lento na EMEA prende-se com os impactos da inflação na região, especialmente com o enfraquecimento do euro em relação ao dólar, comprovado pela percentagem mais alta em moeda constante, que não lida com as taxas de câmbio flutuantes. 

Apesar dos muitos desafios que a região da EMEA enfrenta, e a Europa em particular, a procura de software continua forte”, afirma Thomas Vavra, associate vice-president de European Software Data & Analytics da IDC. “Tal como com a COVID-19, as adversidades podem ser um motor dos gastos com software à medida que as empresas procuram manter-se competitivas e ágeis”.

É de notar, ainda, um decréscimo substancial das receitas russas, que caíram 22,5% em moeda atual (dólares) e 18,5% em moeda constante. A IDC calcula que a tendência permaneça na segunda metade do ano, com mais empresas a saírem da Rússia.

Thomas Vavra acrescenta: “agora, empresas e organizações procuram formas de maximizar o seu desempenho e utilidade. Como resultado, vemos um foco renovado em ferramentas e plataformas de development e implementação como Analytics e Business Intelligence, plataformas de IA e gestão de dados”.

O Software Tracker indica que a região da EMEA deverá crescer 8,9% em 2023, cerca de 2% abaixo das Américas e 3% abaixo da APJ. A taxa de crescimento anual composta (CAGR) para o período 2022-2026 deverá atingir os 10,9%, apenas 1% abaixo das Américas. Além disso, espera-se que o mercado de Application Development & Deployment supere as Applications and System Infrastructure Software atingindo um CAGR de 17,1%.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 41 Janeiro 2023

IT INSIGHT Nº 41 Janeiro 2023

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.