Receitas de inteligência artificial mantêm crescimento elevado

Segundo a IDC, as receitas mundiais do mercado de IA totalizaram 383,3 mil milhões de dólares em 2021, um aumento de 20,7% em relação ao ano anterior

Receitas de inteligência artificial mantêm crescimento elevado

As receitas mundiais do mercado de Inteligência Artificial (IA), incluindo software, hardware e serviços para aplicações centradas e não centradas em IA, totalizaram 383,3 mil milhões de dólares em 2021, um aumento de 20,7% em relação ao ano anterior, de acordo com a mais recente Artificial Intelligence Tracker da IDC. Os analistas esperam que o valor de mercado da IA atinja quase 450 mil milhões de dólares em 2022 e mantenha uma taxa de crescimento anual elevado nos próximos cinco anos.

Em todas as indústrias e funções, as organizações de utilizadores finais estão a descobrir os benefícios das tecnologias de IA, uma vez que soluções de IA cada vez mais poderosas estão a permitir uma melhor tomada de decisão e uma maior produtividade”, disse Rasmus Andsbjerg, associate vice president, Data & Analytics da IDC. “A realidade é que a IA oferece soluções para tudo o que estamos a enfrentar neste momento. A IA pode ser uma fonte para jornadas de transformação digital aceleradas, permitir poupanças de custos em tempos de taxas de inflação elevadas e apoiar os esforços de automação em tempos de escassez de mão-de-obra”, completa.

O AI Software voltou a representar a maior parcela do mercado global de IA em 2021. Combinadas, as quatro categorias de Software AI – AI Applications Delivery & Deployment, AI Applications, AI System Infrastructure Software, and Artificial Intelligence Platforms – deram origem a mais de 340 mil milhões de dólares em valor de mercado em 2021, com aplicações de IA que representam quase metade do total. As Plataformas de Inteligência Artificial apresentaram o crescimento mais forte ao longo do ano em 36,6%, embora de uma linha de base menor. 

Na categoria aplicações de IA, as AI Customer Relationship Management (CRM) Applications e AI Enterprise Resource Management (ERM) Applications, geraram, cada uma, cerca de 16% do total da categoria. Com quase 300 empresas a disputar as oportunidades, o mercado de Aplicações de IA continua a ser altamente competitivo.

O AI Tracker da IDC também mostra que as aplicações centradas em IA, nas quais as tecnologias de IA são centrais e críticas ao funcionamento da aplicação, continuaram a assistir a um crescimento lento da sua quota no mercado de Software de IA. Em 2021, as aplicações centradas em IA captaram 12,9% do mercado, um aumento de 29,3% em relação ao ano anterior. O restante do mercado era detido por aplicações não centradas em IA, em que as tecnologias de IA são parte integrante de certos fluxos de trabalho da aplicação, mas não essenciais.

Da mesma forma, a implementação do Software de IA para a cloud continua a demonstrar um crescimento constante. Em 2021, 47,3% das compras de IA Software foram implementadas na cloud pública, um aumento de 4% em relação a 2020 e 8,4% em relação a 2019. 

O mercado de Serviços de IA viu o seu valor total aumentar 22,4%, a nível anual, para 24 mil milhões de dólares em 2021. A procura dos clientes por conhecimentos especializados no desenvolvimento de soluções de IA ajudou a categoria de Serviços de IT a crescer 21,9% para 18,8 mil milhões de dólares. Já a categoria de Serviços Empresariais de IA cresceu 24,2%, à medida que as organizações procuravam assistência a nível de governance de IA, processos de negócio e estratégias de talento.

O Hardware de IA foi o mais pequeno e mais rápido do mercado de IA (cresceu 18,8 mil milhões de dólares, cerca de 38,9%, anualmente). O crescimento do hardware foi impulsionado pelos esforços para construir sistemas de IA dedicados capazes de satisfazer as exigências crescentes de computação e armazenamento de modelos e de data sets de IA. Apesar de tanto os Servidores de IA como o Armazenamento de IA terem um forte crescimento em 2021 – 39,1% e 32,9%, respetivamente – as compras de servidores foram notavelmente maiores, em 15,6 mil milhões de dólares.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.