Os desafios e oportunidades do ramo segurador na criação de valor em 2022

O Global Insurance Report 2022, da McKinsey & Company, nota que a crise pandémica foi particularmente impactante na indústria dos seguros, mas que o setor está a recuperar

Os desafios e oportunidades do ramo segurador na criação de valor em 2022

O impacto da crise pandémica foi notório na indústria dos seguros – inicialmente o crescimento do setor abrandou e os lucros caíram em relação a 2019, especialmente na região Ásia-Pacífico. Contudo, informações preliminares sugerem que o setor está de volta e a recuperar. Os dados são da McKinsey & Company, que acaba de lançar a primeira edição do Global Insurance Report 2022, focado nos desafios e oportunidades dos fornecedores da indústria global de seguros, olhando para os desenvolvimentos do último ano e as formas como o setor está a envolver. 

A indústria dos seguros já enfrentava desafios antes do início da pandemia – que, agora, ganharam uma urgência ainda maior, explicam. Três fatores estruturais estão a desafiar o crescimento da indústria: primeiro, persistentes taxas de juros baixas; depois, pressões de preços impulsionadas pela transparência das taxas e opções de baixo custo, e, em alguns mercados, por websites de comparação de preços; finalmente, a procura orgânica, que está a crescer lentamente apenas nos mercados maduros. Segundo a McKinsey & Company, este último é particularmente preocupante uma vez que o crescimento das economias mais desenvolvidas provém, sobretudo, de aumentos de preços e não de volume ou cobertura de novos riscos – o que salienta, afirmam, o risco de a indústria perder a sua relevância ao longo do tempo.

A consultora explica que as insurtechs estão a impulsionar a inovação digital e a disrupção no setor, com os investimentos em tecnologias em todo o mundo a crescer de mil milhões de dólares em 2004 para 7,2 mil milhões em 2019, para 14,6 mil milhões em 2021. Mais de 40% das insurtechs estão focadas nos segmentos de marketing e distribuição da cadeia de valor dos seguros, permitindo-lhes ir de encontro às necessidades dos clientes através de uma experiência de cliente digitalmente melhorada que pode representar uma ameaça competitiva para os operadores estabelecidos. Assim, a consultora conclui que uma experiência de cliente digital distinta será um pré-requisito para o crescimento da indústria, e muitas seguradoras serão obrigadas a formar parcerias ou a fazer grandes investimentos.

Nos últimos cinco a dez anos, conta a McKinsey & Company, os corretores de seguros surgiram como os vencedores do setor, com investidores públicos e privados a reconhecerem a sua posição de força na cadeia de valor dos seguros. Mais, os retornos totais dos stakeholders são muito mais elevados para os corretores do que para outros segmentos do setor, e as empresas de capital privado estão a investir. Nesse sentido, a seguradora nota que a mudança para o digital é possivelmente a última oportunidade para as seguradoras recuperarem a vantagem na "luta pelo cliente".

Por outro lado, apesar de muitas seguradoras terem realizado programas de poupança de custos, os resultados não foram os esperados e as melhorias de produtividade foram limitadas. Como um resultado destes desafios persistentes, o lucro na indústria dos seguros está, essencialmente, paralisado, assevera a consultora.

Os desafios são profundos e os líderes de seguros têm, ainda, de lidar com uma série de tendências desencadeadas pela pandemia. Nesse sentido, no seguimento do Global Insurance Report 2022, a McKinsey & Company, apresenta os seguintes nove valores sobre os quais os líderes do setor deverão procurar capitalizar: tornar as considerações de Environmental, Social and Governance (ESG) uma característica core do modelo de negócio; recuperar a relevância através da inovação dos produtos e da cobertura de novos riscos; melhorar e personalizar o envolvimento e a experiência do cliente; envolver-se com os ecossistemas e as insurtechs; desenvolver novos negócios para a era digital; escalar o impacto dos dados e da analítica; modernizar as plataformas tecnológicas core; abordar o imperativo de produtividade; e, por fim, reimaginar a cultura, a diversidade e as formas de trabalhar para atrair e reter talento.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.