Mercado europeu de IA potenciado por segurança e necessidade por operações eficientes

Novo relatório da IDC indica que os gastos com inteligência artificial na Europa vão representar 20% do mercado mundial de IA

Mercado europeu de IA potenciado por segurança e necessidade por operações eficientes

O novo Worldwide Artificial Intelligence Spending Guide publicado pela IDC, indica que os gastos com Inteligência Artificial (IA) na Europa vão chegar a 33,2 mil milhões de dólares americanos em 2023, representando 20% do mercado mundial de IA, apesar dos atuais desafios económicos e geopolíticos, com a guerra na Ucrânia, o aumento da inflação, os cortes orçamentais em IT e as demissões no mundo tecnológico.

Os gastos com IA na Europa vão chegar a uma CAGR de 29,6% entre 2021 e 2026, em comparação com o CAGR mundial de 27%. Segundo os analistas, prevê-se que as despesas atinjam mais de 70 mil milhões de dólares em 2026. O crescimento geral do mercado de IA será impulsionado principalmente pelo software, que vai representar quase dois terços dos gastos totais em 2023.

As empresas reconhecem os benefícios comerciais que podem obter com a adoção da IA, que incluem melhorias nas operações de negócios, otimização de processos, eficiência, resiliência e tomada de decisões”, afirma Carla La Croce, research manager em Customer Insights and Analysis da IDC.

A banca, o retalho e a manufatura são os que mais gastam em IA, seguidos por serviços profissionais. Juntas, as indústrias vão representar 55,5% do total de gastos do mercado europeu de IA em 2023.

A necessidade de reforçar a segurança é realçada pelos dois maiores casos de utilização na Europa, threat intelligence aumentada e sistemas de prevenção, comuns não só às indústrias de serviços financeiros (como a banca e os seguros), mas também ao setor público e a indústrias mais expostas a ameaças, como as telecomunicações, os serviços públicos e os transportes.

No setor bancário, a segurança está a impulsionar a adoção de soluções de IA para análise e investigação de fraudes, bem como sistemas aumentados de inteligência e prevenção de ameaças. No varejo, os serviços ao cliente estão no centro dos investimentos em IA. As organizações de serviços profissionais investirão mais na otimização de TI para melhorar a agilidade e aumentar a eficiência operacional.

Os investimentos europeus em IA provaram ser resilientes a disrupções, incluindo a guerra na Ucrânia”, continua a analista. “As indústrias estão a procurar casos de uso para melhorar os seus sistemas de segurança, garantir a eficiência operacional e fornecer serviços de alta qualidade aos clientes”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.