Maioria dos contabilistas consideram que têm papel reduzido na gestão de tesouraria

57% dos contabilistas ou têm papel reduzido na gestão de tesouraria dos seus clientes ou não têm tempo para aconselhar os clientes, ambos reflexos da baixa digitalização no setor, indica um novo estudo

Maioria dos contabilistas consideram que têm papel reduzido na gestão de tesouraria

Num estudo acerca da relação dos contabilistas e as empresas clientes, a PHC Software concluiu que 57% dos contabilistas considera que tem um papel muito reduzido na gestão de tesouraria dos seus clientes, não tendo autonomia suficiente nas empresas. 

O estudo, desenvolvido em parceria com a OnStrategy, explica, ainda que as tarefas que lhes ocupam mais tempo são a organização, ordenação e lançamento dos documentos, a solicitação de documentos em falta, a reconciliação de contas e o esclarecimento de questões. Contudo, a maioria considera que a automatização reduziria o tempo nas tarefas prestadas ao cliente, o que os libertaria para dar conselhos na área financeira (algo que 27% dos contabilistas gostaria de ter mais tempo para fazer). 

Adicionalmente, os dados indicam que 71% dos contabilistas aponta ter dificuldades relacionadas com o tempo de resposta dos clientes, sendo que “não ter a informação dos clientes em tempo útil” e a complexidade em obter “respostas rápidas dos clientes”. Mais, “perder muito tempo a organizar e a procurar documentos” aparece também destacado e referido como a principal causa por mais de um em cada quatro contabilistas independentes (26%), dando conta que ainda existe um longo caminho a percorrer na digitalização desta profissão, algo onde um software de gestão pode ajudar enormemente. 

Além dos desafios na gestão da relação dos clientes, em que 38% dos contabilistas aponta como dificuldade não ter a informação dos clientes em tempo útil, a maioria dos inquiridos sente que trabalha em demasia, face à sua remuneração – ambas dificuldades solucionáveis através da adoção de soluções tecnológicas. 

Os resultados deste estudo bem como o futuro da relação entre clientes e contabilistas, serão apresentados no evento da PHC Software “A revolução na relação com o contabilista” que decorrerá no dia 2 de junho, em formato híbrido. 

Para a realização deste estudo, a informação foi recolhida por entrevistas telefónicas realizadas a mais de mil contabilista espalhados por gabinetes de contabilidade (593) e Contabilistas Independentes (407) que exercem atividade em Portugal através de um questionário estruturado composto por perguntas abertas, semiabertas e fechadas. A recolha de informação decorreu entre os dias 22 de novembro de 2021 e 3 de dezembro de 2021.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.