Maioria das empresas não está preparada para a transformação digital

A consultora Boyden revelou os resultados de um relatório que envolveu inquéritos a mais de 1.200 gestores. O documento conclui que a transformação digital nas empresas ainda enfrenta grandes desafios

Maioria das empresas não está preparada para a transformação digital

O relatório “The Digital Savvy C-Suite and Boardroom”, elaborado pela consultora Boyden Global Executive Search, conclui que 53% dos gestores creem que a chefia das suas empresas não está preparada para implementar uma estratégia digital com sucesso.

Foram mais de 1.200 inquiridos, dos quais apenas 48% dizem ter formação para o digital nas organizações onde trabalham.

A razão por trás desta ‘lacuna’ digital é, segundo a consultora, o grande investimento necessário para ferramentas e recursos digitais e a existência de KPI (indicadores-chave de performance, na sigla em inglês) antiquados que, a curto prazo, não permitem retorno dos investimentos no digital.

Os resultados do estudo vão permitir que se prepare “estrategicamente as empresas para uma transformação digital bem-sucedida”, afirma o comunicado da Boyden.

Gray Hollet, CMO da Boyden Global Executive Search, explica que é imperativo que as empresas se adaptem ao ambiente digital, “desde a Inteligência Artificial até ao comércio eletrónico e à análise de dados, ou arriscam a viabilidade da empresa e das suas próprias carreiras”.

Já Fernando Neves de Almeida, Managing Partner da Boyden Global Executive Search Portugal, pede que as empresas “não vejam o digital como uma tarefa a ser realizada, mas sim como uma cultura e uma mentalidade”. A Boyden sublinha ainda que “as características pessoais e os traços de liderança são críticos para guiar as empresas neste contexto de mudança digital”.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 19 Maio 2019

IT INSIGHT Nº 19 Maio 2019

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.