Entrevista

"Hoje o open source empresarial é cada vez mais importante a nível estratégico"

A Red Hat organizou no passado dia 10 de outubro o seu maior evento em Portugal dirigido a Parceiros e clientes. Em entrevista, Edgar Antunes Ivo faz o balanço do Fórum e fala-nos sobre a crescente adoção do Open Source no tecido empresarial português

"Hoje o open source empresarial é cada vez mais importante a nível estratégico"

Como está a adoção de soluções Open Source em Portugal?

O open source está a aumentar de popularidade em Portugal. De início, era apenas uma questão económica, com as poupanças na despesa como principal vantagem. Todavia, hoje o open source empresarial é cada vez mais importante a nível estratégico – em Portugal e no mundo. Isto é visível no recente inquérito global a 950 líderes TI – 69% afirmaram que o open source empresarial era muito ou extremamente importante para a estratégia de software empresarial de infraestruturas geral da sua organização, e apenas 1% não o considerou relevante de todo. 68% aumentaram o seu uso de open source empresarial nos últimos 12 meses e 59% espera continuar a fazê-lo nos próximos 12 meses.

Os dois principais sectores de actividade a destacar em Portugal são os serviços financeiros e as telecomunicações. Uma empresa a referir é o Novo Banco, que tem executado um grande programa de transformação digital que se apoia em várias tecnologias open source. Uma das principais tecnologias de suporte a este programa é a plataforma de contentores da Red Hat, a Red Hat OpenShift, que permite que o Novo Banco implemente uma abordagem Hybrid Cloud, Multi Cloud. Mas estamos a ver este movimento em vários setores, com a adopção de tecnologias inovadoras e mais ágeis oriundas do mundo do open source.

 

As empresas preferem soluções Open Source ou software proprietário?

Por norma, esperamos ver o open source usado em áreas que cresceram com a internet e com os padrões web — ou que são associadas a tecnologias open source emergentes, como os containers. Todavia, também assistimos a um aumento do open source usado em categorias que, historicamente, estavam mais associadas a aplicações proprietárias. Estas categorias incluem, mas não se limitam a, gestão da cloud, segurança, análise de dados e armazenamento. No inquérito acima referido, vemos que 43% dos respondentes utiliza ferramentas open source para gestão da cloud, 42% para segurança, 42% para big data e análise de dados e 41% para bases de dados.

Além disso, sabemos que o software open source foi usado na modernização de infraestruturas TI para actualizar sistemas operativos proprietários, servidores de aplicações e software de virtualização. No entanto, o inquérito também mostra o uso disseminado de open source em vários aspectos do desenvolvimento de aplicações moderno (43% dos inquiridos), bem como iniciativas organizacionais a nível empresarial como a transformação digital (42%).

 

As pequenas e médias empresas já perceberam as vantagens do Open Source?

Empresas de todos os tamanhos estão a utilizar o open source e, por vezes, as empresas mais pequenas são as que melhor compreendem as vantagens do open source. Um dos desafios é que, por vezes, sentem-se tentadas a usar software open source gratuito sem compreenderem claramente as vantagens do open source empresarial, e precisamos de continuar a educação nesta área. Como estas empresas têm, por norma, poucos recursos técnicos, é ainda mais importante usar soluções open source testadas, certificadas e com suporte. O espaço das pequenas e médias empresas é onde o nosso ecossistema de parceiros se torna ainda mais importante para proporcionar a estas empresas as competências necessárias, ajudando-as com a adopção do open source e com a sua implementação de forma segura, através do recurso às melhores práticas existentes.  

 

Um dos principais receios associados ao Open Source por parte de algumas organizações prende-se com a segurança. O software Open Source é mais seguro ou as questões de segurança são as mesmas do que um software proprietário?

A segurança é uma grande preocupação de empresas de todos os setores, dado que os hacks e as fugas de dados são notícias comuns. O que é interessante é que a segurança é vista como uma grande vantagem para utilizar open source, mas também como um obstáculo à sua utilização. Temos de ajudar a educar as organizações a distinguir entre código open source não gerido e software open source empresarial fornecido por fontes de confiança. O código não gerido pode ser encontrado na web ou através de dependências, e pode introduzir vulnerabilidades em soluções open source e proprietárias. Já o open source empresarial fornece um produto pronto a usar, certificado para cumprir determinados padrões e com ferramentas automatizadas para descobrir e corrigir problemas de segurança. O envolvimento das marcas de software empresarial em projectos open source faz com que elas e o resto da comunidade beneficiem de um conjunto muito mais alargado de talentos de segurança do que aqueles que as marcas de software proprietário conseguem gerir sozinhas, e isto reflete-se nos produtos finais. O open source empresarial é uma excelente forma de responder a riscos de segurança e deve ser um impulsionador chave, não uma barreira, à adopção de software empresarial.

 

Qual é o balanço que fazem do evento Red Hat Forum 2019?

O Red Hat Forum traz o melhor e mais recente da cultura e da tecnologia open source a eventos locais por todo o mundo.

Estamos muito felizes com o sucesso do Red Hat Forum 2019 em Lisboa. Sendo o primeiro fórum em Lisboa e o primeiro grande evento Red Hat a nível local nos últimos dois anos, ele excedeu as nossas expectativas relativamente à resposta de clientes e Parceiros. Organizámos eventos mais pequenos, mais especializados, nos últimos anos, com um elevado envolvimento, mas a participação neste Fórum mostra realmente o interesse que existe no nosso mercado.

O Red Hat Forum é uma oportunidade para os nossos clientes, Parceiros e comunidades se juntarem e aprenderem, criarem redes e explorarem ideias e tecnologias. As apresentações e debates do dia em Lisboa pretendiam dar resposta a desafios essenciais que as organizações enfrentam hoje nas suas jornadas de transformação digital e o modo como o open source está a dar suporte às suas estratégias, como o Red Hat Enterprise Linux 8, enquanto alicerce da Open Hybrid Cloud, a Red Hat OpenShift enquanto plataforma de desenvolvimento de aplicações nativas da cloud para uma inovação mais rápida, e maneiras de automatizar, dar segurança e integrar aplicações e serviços para uma maior eficiência e agilidade.

A beleza do dia para o nosso ecossistema foi a partilha dos grandes desenvolvimentos da Red Hat, não apenas a nível conceptual, mas também através de demos técnicas e sessões práticas de laboratório.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.