Cloud pública deverá crescer 20% até 2026, revela estudo

O estudo identificou oportunidades de crescimento na adoção de serviços de cloud no ecossistema de Parceiros da Microsoft. Parceria traz benefícios económicos e ajuda as organizações a obterem maior valor através de co-selling, co-inovação e desenvolvimento da propriedade intelectual

Cloud pública deverá crescer 20% até 2026, revela estudo

A Cloud tem vindo a crescer e não existem sinais que indiquem qualquer abrandamento, principalmente nesta que é uma fase de aceleração e transformação digital nas empresas.

Prova disso são os resultados de um estudo encomendado pela Microsoft à IDC realizado em 15 países, incluindo Portugal, onde são identificadas oportunidades de crescimento na adoção de serviços de cloud. 

O estudo estima que, entre 2021 e 2026, o valor para o crescimento anual composto de gastos em software só na Europa seja superior a 10%. Já o crescimento da cloud pública está estimado em 22%, com os gastos a ultrapassar os 1,1 mil milhões de euros, por ano, até 2026, só em Portugal. As despesas com tecnologias da informação deverão ultrapassar os 6,7 mil milhões de euros.

Envolvimento = Melhores resultados económicos

Quanto maior e mais profundo for o nível de envolvimento dos Parceiros, melhores serão os resultados económicos. Quando comparados, os Parceiros com 75% das receitas das atividades relacionadas com a Microsoft têm maior rentabilidade, assim como 30% de margem bruta média, ao contrário dos Parceiros com receitas mais baixas ligadas à Microsoft, cuja margem bruta média foi de 14%.

Em termos de crescimento, os Parceiros Microsoft na Europa tiveram um crescimento de 18% de receitas nos seus negócios em 2021. Em 2022 este valor foi de 20%, com os Parceiros no Sul da Europa a destacarem-se como os mais otimistas – 89% esperam um crescimento das receitas. Os países do Belenux e em França preveem um crescimento de 88% e os países nórdicos 87%.

“Os nossos Parceiros são os agentes de mudança que permitem aos clientes desbloquear mais valor nos seus esforços de transformação digital, ajudando a contribuir para o crescimento económico e progresso social”, considera Mauro Xavier, Diretor Geral da Partner Solution na Europa Ocidental da Microsoft.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 40 Novembro 2022

IT INSIGHT Nº 40 Novembro 2022

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.