Branded Content

Cloud Híbrida vs Multicloud

Cada vez é mais importante otimizar custos e ter uma utilização mais eficiente dos recursos tecnológicos, ou seja, fazer mais com menos!

Cloud Híbrida vs Multicloud

Atualmente cada vez mais se fala em transformação digital, mas não pensamos logo na infraestrutura que sustenta esse mesmo movimento, o que não faz jus à sua importância.

Comecemos por clarificar as diferenças entre os dois conceitos, tendo em mente que uma cloud consiste na disponibilização de diversos tipos de recursos (computação, comunicações e muitos outros) através de múltiplos data centers geridos por uma entidade, e que esta mesma disponibiliza ou não esses recursos sob a forma de um ou mais serviços a empresas e particulares.

  • Cloud Híbrida é o cenário que inclui sempre uma cloud privada gerida e utilizada apenas por uma entidade e uma ou mais clouds públicas;
  • O cenário multicloud inclui um ou mais provedores de cloud pública, como por exemplo Azure, AWS, entre outros, e não requer a inclusão de uma cloud privada.

A grande maioria das empresas requerem, atualmente, algum tipo de infraestrutura ou serviço e são obrigadas a cumprir determinados requisitos e regras para poderem sustentar o seu negócio e crescer num mundo cada vez mais competitivo. Começam por escolher uma de duas opções, ou implementam e gerem uma cloud privada, que servirá as suas necessidades, ou consomem os recursos necessários para o seu negócio a partir de uma cloud pública sem se preocuparem com a gestão da mesma. Cada uma das opções tem custos diferentes. Para uma cloud privada temos que considerar o custo do espaço, eletricidade, climatização, equipamentos, suporte e, não menos importante, das pessoas que irão fazer a gestão dessa mesma infraestrutura! Em cloud pública, apenas vamos pagar pelo serviço que efetivamente vamos consumir, tudo o resto é da responsabilidade de quem fornece.

Mas ainda existe uma 3ª opção e é aqui que entram os cenários de cloud híbrida e multicloud. A melhor forma de avaliar é recorrendo a parceiros e plataformas que podem analisar e comparar onde é que é mais vantajoso ter um determinado serviço ou aplicação a funcionar, não dispensando a análise crítica de todos os envolvidos.

Assim, torna-se essencial fazer uma constante avaliação de onde é que o serviço/aplicação é mais vantajoso, inclusive ao nível financeiro, e migrar o mesmo sempre que se justifique. Simultaneamente, se queremos que esta mobilidade entre cloud privada e cloud pública seja simples e fácil, é importante que o serviço ou aplicação esteja preparado para isso e aqui também os parceiros podem ajudar.

Mas nem tudo são rosas, pois um dos maiores desafios à adoção destes cenários, onde é envolvida uma cloud pública, passa pela localização dos dados e os receios sobre a sua segurança. Países e Governos tem regulamentação que obriga a que determinados dados/serviços tenham de residir dentro das suas fronteiras. Claro que as clouds públicas também não estão isentas de problemas, mas graças à sua escala, o impacto na maioria dos casos é menor.

Um dos objetivos destes cenários é proporcionar às empresas o acesso aos recursos da forma mais eficiente e resiliente. Basicamente consumir estes recursos tecnológicos como se fossem serviços de utilidade pública (ex.: água, eletricidade etc.).

O ideal é um cenário de cloud híbrida, em que temos uma infraestrutura “dentro de portas” ao mesmo tempo que consumimos os serviços que se justifiquem a partir de uma ou mais clouds públicas. Um exemplo comum é recorrer a uma cloud pública para albergar as aplicações ou serviços somente em caso de desastre e na maioria apenas têm custos quando são ativados.

Nem sempre as empresas estão preparadas ou possuem tempo ou conhecimento para uma transformação desta dimensão que, à primeira vista, pode parecer fácil, mas rapidamente se percebe que é mais difícil do que se pensava. A Warpcom, como parceiro tecnológico, tem equipas nas diversas áreas das TI e estamos preparados para apoiar nesta transformação, desde os serviços de consultoria, implementação até ao suporte e gestão.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Warpcom

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 38 Julho 2022

IT INSIGHT Nº 38 Julho 2022

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.