Adoção da IA em Portugal: CIIWA organiza webinar para apresentar conclusões de estudo

O estudo, cujos resultados serão apresentados no próximo dia 25 de setembro, às 18h, pretende “apoiar a transformação responsável e estruturada da IA nas organizações portuguesas”

Adoção da IA em Portugal: CIIWA organiza webinar para apresentar conclusões de estudo

O futuro da Inteligência Artificial (IA) em Portugal está em destaque no mais recente estudo lançado pela CIIWA para avaliar a adoção da IA a nível nacional, o panorama atual e os desafios colocados por esta nova tecnologia.

Os resultados e conclusões do estudo serão apresentadas num webinar, no próximo dia 25 de setembro, pelas 18h.

Luís Tavares, um dos coordenadores do estudo, revela que um dos principais objetivos do estudo passou por “criar um retrato realista do estado da arte da Inteligência Artificial em Portugal, num contexto em que a maioria dos dados disponíveis são internacionais e não refletem a especificidade do nosso tecido empresarial, dominado por PME”. O estudo, prossegue, “pretende ser uma base de conhecimento para apoiar a transformação responsável e estruturada da IA nas organizações portuguesas”.

Em entrevista à IT Insight, Luís Tavares sublinha que o intuito não passava apenas por compreender o nível de adoção tecnológica, mas também “as práticas de governance, perceção de risco e necessidades de formação dos decisores nacionais”

O inquérito contou com 105 respostas de profissionais dos mais diversos setores, entre setor público, privado, academia e economia social. “Tivemos uma diversidade de perfis, desde executivos de topo até gestores intermédios, técnicos, docentes e consultores. Esta diversidade permite ter uma visão abrangente sobre como a IA está a ser percecionada e aplicada em diferentes contextos organizacionais”, defende Luís Tavares.

Sobre os dados recolhidos, o coordenador explica que o estudo revela um paradoxo: “quase todos os profissionais (97%) já experimentaram ferramentas de IA, mas apenas 23% das organizações têm políticas formalizadas para a sua utilização. Isto mostra que a experimentação individual está a acontecer, mas ainda não foi transformada em práticas organizacionais consistentes”, clarifica. No entanto, “existe uma perceção clara de que a IA terá um impacto transformador nas funções e setores – quase metade dos inquiridos considera que a IA vai alterar significativamente o seu trabalho”.

Luís Tavares reflete sobre duas conclusões do estudo que podem ajudar a traçar o caminho para a adoção de IA nas organizações nacionais. “Primeiro, a lacuna crítica entre experimentação e estruturação. As organizações precisam de evoluir de pilotos dispersos para frameworks sólidos de governance, segurança e ética. Segundo, a enorme procura por formação abre uma oportunidade única para preparar líderes e equipas para adotar IA de forma responsável”.

A MediaNext – empresa que detém a IT Insight – é associada da CIIWA.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 57 Setembro 2025

IT INSIGHT Nº 57 Setembro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.