SoftInsa mostra como a plataforma cognitiva ajuda as empresas na DSPA Insights

SoftInsa é uma das empresas que vão estar presentes na DSPA Insights, nos próximos dias 19 de 20 de setembro. Carlos Galveias, Associate Partner - Cognitive and AI Business Transformation na IBM, partilha o que vai apresentar na conferência dedicada a data science

SoftInsa mostra como a plataforma cognitiva ajuda as empresas na DSPA Insights

O que é que a Softinsa vai apresentar na DSPA Insights 2019?

Nesta conferência organizada pela DSPA vamos apresentar a nossa plataforma cognitiva e de inteligência artificial e demonstrar de que forma é que a mesma já está atualmente a ajudar os profissionais e as empresas dos mais variados setores de negócio.

A nossa fábrica cognitiva em Portugal foi criada com o objetivo de criar soluções industrializadas, utilizando inteligência artificial e data science baseada agnosticamente em várias soluções tecnológicas para oferecer uma maior agilidade nas operações e com resultados diretos no dia-a-dia empresarial.

O que é que a Softinsa está a fazer na área de data science?

A IBM e a Softinsa, uma empresa do grupo IBM, disponibilizam soluções na área de automação de processos e sistemas de comunicação homem-máquina que têm atualmente resultados de grande valor para os nossos clientes. Incluídas nestas soluções utilizamos tecnologias como Computer Vision, Natural Language Classifier and Understanding, Sentiment Analysis, Language Detection e Machine Automation que servem de base para a nossa plataforma, com capacidade de comunicar em linguagem natural e igualmente capaz de automatizar processos.

Qual é o grande objetivo da Softinsa com a sua participação na DSPA Insights 2019?

O objetivo da participação na DSPA Insights é poder contribuir com a nossa vasta experiência em torno da inteligência artificial e dar a conhecer alguns dos nossos casos de sucesso, sendo fundamental a oportunidade que aqui temos para estabelecer relações com especialistas e profissionais nestas áreas.

Quais as maiores dificuldades sentidas no desenvolvimento da atividade nestes domínios face ao número crescente de oportunidades de negócio?

  • Hype

A inteligência artificial não é uma tecnologia ou uma solução, é algo ainda muito abstrato que inclui aprendizagem de máquina e sobretudo muito trabalho sobre dados.

No entanto, o ‘hype’ sobre a tecnologia refere que é algo sobre-humano, algo que está muito para além da nossa inteligência e isso cria na mente das pessoas que a inteligência artificial é uma caixa mágica que basta carregar no botão e está pronta a fazer qualquer coisa melhor que o que um humano faria.

  • Obter os Dados

Os dados são o ‘petróleo’ do futuro e como o petróleo é necessário ter algum esforço para os obter. Há dificuldade em saber onde, como obter e como integrar os dados que as empresas têm.
Muitas das vezes os dados não podem ser só relevantes aos dados locais, como outras fontes de dados, de outras empresas e outros países. Um evento num país qualquer do mundo pode ter um efeito no preço da matéria-prima por exemplo.

  • Bias

Todos os dias fazemos escolhas, escolhas baseadas na nossa perceção do mundo e no que acreditamos. Isso muitas das vezes é verdade sobre os dados que as empresas guardam. Por vezes existe uma noção de que os dados necessários são esta ou aquela categoria, mas na verdade podem estar a perder relações que à primeira vista podem não parecer importantes mas que podem estabelecer padrões importantes.

Portanto de uma certa forma, um modelo de ML herda os nossos conceitos e preconceitos. Os modelos de dados são tão preconceituosos como os dados que introduzimos.

  • Quantificar Valor

Para um cliente, é importante quantificar o valor das inovações. Quantas mais vendas vou fazer num website, quanto vou poupar nas compras da minha matéria-prima, quantos tickets de suporte vou resolver automaticamente, entre outros.

Muitas das vezes é difícil quantificar o valor que um mecanismo de IA num determinado contexto vai trazer. De uma certa forma é necessário investir em data science, obter dados, e criar modelos para depois perceber qual o impacto que terá numa organização.

É por essa razão que ao criar a framework cognitiva e ao aplicá-la de forma industrial ao dia a dia das empresas, torna-se fácil quantificar o impacto, já que conseguimos ter um racional mais directo com os custos operacionais das empresas.

  • Recursos Humanos

Obviamente, os recursos são escassos, simplesmente não existem pessoas qualificadas suficientes nestas áreas para a procura que vai surgir. Num futuro muito breve, não vão existir empresas que não utilizem AI num qualquer departamento da sua organização.

Para auxiliar a resolução desse problema, a IBM Portugal e a Softinsa estão a desenvolver uma plataforma de AI que irá democratizar o acesso a modelos de ML e DS e poder dar às empresas capacidade de aplicar modelos autonomamente sem necessitar de todos os recursos humanos que hoje são imprescindíveis.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.