Mercado europeu de big data e analítica continua a crescer

De acordo com a IDC, o mercado europeu de software de big data e analítica continuará a crescer até 2027, sendo impulsionado sobretudo por investimentos em plataformas de software de IA

Mercado europeu de big data e analítica continua a crescer

O mercado europeu de software de big data e analítica (BDA) registará uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 19,80% durante o período 2023-2027, de acordo com a IDC. Além disto, prevê-se que, durante o primeiro semestre de 2023, o mercado europeu apresentará um crescimento de dois dígitos, apesar das perturbações macroeconómicas e geopolíticas.

Segundo o relatório semestral Big Data and Analytics Software Tracker, publicado pela IDC, a procura por soluções de BDA continua a ser impulsionada pela necessidade de automatizar processos e apoiar a tomada de decisões baseada em dados.

Das cinco principais empresas do mercado europeu de BDA, a Microsoft, a Amazon e a Salesforce superaram a média do mercado e aumentaram a sua participação de mercado. Já a Google e a Snowflake, embora não estejam entre os cinco principais fornecedores deste mercado, registaram “um excelente crescimento ano após ano”, refere a IDC.

A IDC espera que, em 2023, mais de metade (55,6%) do mercado seja implantado em cloud pública, estimando-se um crescimento (CAGR) de 27,8% até 2027, em comparação com o CAGR de 6,7% no que diz respeito a métodos de implantação de software local/outros.

Por sua vez, as plataformas de software de Inteligência Artificial (IA) continuam a ser um dos mercados com um crescimento mais rápido, a par das ferramentas de análise de conteúdo e sistemas de pesquisa, aponta a IDC.

“Embora a tecnologia de IA generativa esteja atualmente focada principalmente em dados não estruturados (texto, imagens, vídeo), também foram feitos anúncios para produtos relacionados ao BDA”, explica Veronika Paál, senior research analyst da IDC. “As empresas começaram a investigar casos de uso onde podem aproveitar esta tecnologia, e há um grande potencial. Enquanto isto, os recursos clássicos de IA/ML continuarão a impulsionar o crescimento do software de BDA, e a procura por data warehouses e data lakes também está a crescer”.

No entanto, a IDC alerta que as condições de mercado desfavoráveis estão a afetar os gastos. A inflação e o abrandamento económico geral são os maiores inibidores do crescimento, sendo que muitas empresas implementaram novas medidas de controlo de custos e procuraram reduzir os seus orçamentos de investimentos em TI. Ainda mais, alguns mercados podem esperar pressão sobre os preços, o que poderá inibir ainda mais o crescimento, segundo a IDC.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.