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Dados no centro do negócio

Num webinar, a Unipartner abordou um tema de extrema importância para as organizações: como é que os dados podem ajudar na decisão do negócio

Dados no centro do negócio

Já há muito que se sabe que os dados são o novo petróleo. As organizações conseguem ir buscar nos dados gerados pelo seu negócio a informação necessária para melhorar os seus processos, aproveitar tendências e estar um passo à frente da sua concorrência.

A Unipartner realizou recentemente um webinar onde abordou o tema dos dados como peça central dos negócios.

Aquilo que é fundamental é aproveitar da melhor forma dos dados num contexto organizacional, mas permitir que isso traz algum valor para o negócio”, explicou André Santos, Data & AI Leader da Unipartner.

Para além de permitir uma consolidação da informação – interna ou externa – é importante assegurar que essa consolidação é feita de forma organizada e que traz valor ao negócio.

Atualmente, 90% dos dados gerados são não estruturados e a tendência tende a piorar; estima-se que em 2025 serão produzidos diariamente 464 exabytes de dados por dia, o equivalente a 110 milhões de discos bluray de informação.

À medida que conseguimos retirar um maior valor sobre esses dados, temos um nível de maturidade analítica que vai permitir responder gradualmente a algumas questões de negócio que precisam de ser feitas em construção”, refere André Santos.

Idealmente, afirma o responsável, todas as organizações estariam na fase da otimização dos dados. No entanto, é preciso tempo para consolidar os vários passos necessários. “À medida que vamos incorporando mais informação, mais regras, retirar mais relação entre os dados, conseguimos colocar mais valor para o negócio, algo que deve ser a chave da interpretação” e da estratégia.

Há, essencialmente, quatro passos: uma analítica descritiva, onde se pergunta “o que aconteceu”; depois uma analítica de diagnóstico, ou “o que é que aconteceu?”; seguido de uma analítica preditiva, onde se questiona “o que vai acontecer”; e, por fim, uma analítica prescritiva, ou seja, “o que é que podemos fazer para que isso aconteça?”.

André Santos diz que “para conseguirmos ter esta visão integrada sobre o negócio e assegurar que temos uma visão única dos dados críticos para tomarmos decisões, é preciso ter uma solução de dados assente em seis grandes eixos”.

Esses eixos são governo e segurança, centralização de dados, gestão eficiente de custos, minimizar o time to value, autonomia e flexibilidade e, por fim, facilidade de utilização.

Assim, é necessário evoluir para uma solução de dados que traga valor e rentabilidade para o negócio. Informa André Santos que isso acontece se forem endereçados quatro pontos: a visão de negócio, analítica avançada, modelos de dados e escalabilidade.

Conheça mais no site do evento.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Unipartner

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