Cisco e SAS exploram possibilidades da analítica em tempo real na IoT

Decorreu dia 28 de junho o evento “From Edge to Enterprise with Real-Time Analytics”, no qual a SAS Portugal e a Cisco analisaram os desafios, oportunidades e impacto da IoT à luz da sua parceria e soluções

Cisco e SAS exploram possibilidades da analítica em tempo real na IoT

A SAS e a Cisco têm uma longa história de colaboração em analítica e IoT, em grande parte devido a existirem em pontas opostas (e co-dependentes) do espetro hardware-software: as suas respetivas especializações tornam-nas parceiras ideais, uma parceria que tem vindo a durar há oito anos. O Cisco Unified Computing System (UCS) contribui com o poder de computação, e as ferramentas de analítica acessíveis da SAS oferecem insights tanto a business users como organizações de IT.

Mais recentemente, as empresas anunciaram em 2017 o lançamento da plataforma Cisco SAS Edge-to-Enterprise, que combina o software a hardware necessários para recolher, tratar e analisar dados de IoT de forma a que os utilizadores não tenham de desenvolver uma plataforma de raiz

Segundo a Cisco, é previsto que existam 50 mil milhões de dispositivos ligados à internet em 2020, incluindo sensores e outros dispositivos relacionados com a IoT. À medida que este número aumenta, traz consigo novas oportunidades de negócio, experiências, etc, mas também traz a necessidade de novas infraestruturas e modelos de negócio.

Para derivar valor de negócio do IoT, os dados gerados por estes dispositivos necessitam de ser recolhidos, agregados e analisados de forma a extrair insights relevantes e acionáveis.

O desafio é construir uma infraestrutura digital adequada e potenciar o conjunto correto de aplicações para tirar partido destes dados.

Ao final do dia, o objetivo da IoT é conseguir resultados de valor. A única forma de conseguir valor é através da aplicação atempada e adequada da analítica.

 

Cisco Kinetic

A Kinetic é uma plataforma concebida para gerir ecossistemas de IoT, designada de “IoT data fabric”: um sistema distribuído de sofware que gere e simplifica operações de IoT, resumidamente, em três frontes:

  1. Extrair dados de dispositivos em todo o ecossistema, mesmo que estes comuniquem através de diferentes protocolos, e torná-los utilizáveis por aplicações como as ferramentas de analíticas SAS.
  2. Processar dados onde este precisem de ser processados, desde o edge ao enterprise, reduzindo drasticamente a latência e permitindo uma tomada mais rápida de decisões no ponto de ação e um uso mais eficiente dos recursos de rede.
  3. Mover os dados para as aplicações certas no momento certo. A plataforma faz a distribuição de dados em situações que envolvem múltiplas clouds, entidades e localizações, executando políticas que asseguram a privacidade e proteção dos dados.

O seu design modular significa que é também altamente escalável, tornando-a ideal para empresas que queiram começar a explorar aplicações IoT numa escala menor, bem como PMEs que procurem soluções que possam crescer consigo.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.